O Ensino de Português em Dois Espaços: Caiena e Montpellier

França, Mabiane Batista; Lima-Pereira, Rosuel; Meireles, Vanessa;

Resumo:

Este texto de perfil historiográfico tem como objetivo apresentar um panorama atual do trabalho de ensino realizado na área de língua portuguesa na Universidade da Guiana (UG), em Caiena, e na Universidade Paul Valéry Montpellier 3 (UPVM), na cidade de Montpellier no sul da França. Em um livro que trata da questão do ensino e da variação em língua portuguesa, julgamos pertinente abordar e demonstrar a maneira como se ensina a língua portuguesa nesses espaços em que o português não é a língua oficial. Para tanto, apresentaremos, num primeiro momento, como se deu a introdução do ensino da língua portuguesa nessas universidades e, em seguida, apresentaremos mais detalhadamente os diplomas oferecidos envolvendo o ensino da língua portuguesa, articulando o funcionamento do ensino de português em função das formações oferecidas (produção textual oral e escrita, gêneros discursivos literários e não literários trabalhados, a questão da variação, e, no caso da UPVM, variedades consideradas no ensino, portuguesa e brasileira).

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501315-17

Referências bibliográficas
  • BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. CICCIA, Marie-Noëlle; Meireles, Vanessa. Pratique de la traduction spécialisée en cours de Master LEA- parcours Traduction (français-portugais). Variação e ensino de português. Machado Vieira, Marcia & Meireles, Vanessa (orgs). São Paulo : Blucher, 2022. LABOV, William. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.
Como citar:

FRANçA, Mabiane Batista; LIMA-PEREIRA, Rosuel; MEIRELES, Vanessa; "O Ensino de Português em Dois Espaços: Caiena e Montpellier", p. 279 -298. In: Variação e Ensino de Português no Mundo: Variation et Enseignement de Portugais Dans le Monde. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501315, DOI 10.5151/9786555501315-17