Remediando objetos de aprendizagem: como acentuar a acessibilidade
Fadel, Luciane Maria
Resumo:
A tecnologia aplicada em diferentes campos, provoca o surgimento de novos paradigmas, como é o caso dos objetos de aprendizagem. Por definição, são “entidades, digitais ou não, as quais podem ser utilizadas e reutilizadas, ou ainda referenciadas durante o processo de aprendizado com apoio tecnológico” (COMMITTEE, 2002, p. ii, NT). A versão digital dos objetos de aprendizagem beneficiou seu desenvolvimento pois, uma vez colocado num repositório sua reutilização se torna facilitada. Assim, é comum associar a qualidade digital ao objeto de aprendizado, o que implica no design segundo uma linguagem apropriada para esse meio. Acredita-se que essa linguagem é formada pela compreensão do meio conjuntamente com o próprio objeto, para assim apresentar um artefato que possibilita ao usuário reconhecer através da interface as interações possíveis (LAUREL, 1993; MATEAS, 2004). Uma das formas de compreender o meio e o objeto nele representado é através da remediação (BOLTER e GRUSIN, 1999), pois remediação significa a representação de um meio em outro.
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DOI: 10.5151/9788580393040-17
Referências bibliográficas
- BIZZOCCHI, J. Narratives - Foundational Concepts. SFU. Vancouver: New Media Course. 2014. BOLTER, J. D.; GRUSIN, R. Immediacy, Hypermediacy and Remediation. In: BOLTER, J. D.; GRUSIN, R. Remediation. Cambridge: MIT Press, 1999. p. 20-50. BUSARELLO, R. I. Sólidos. [S.l.]. 2015. CAMERON, A. Dissimulations: Illusions of Interactivity. MFJ, v. 28, Spring 1995. COMMITTEE, L. T. S. IEEE Learning Technology Standards Committee (LTSC). Draft Standard for Learning Object Metadata, 2002. Disponivel em: <https://biblio.educa.ch/sites/default/files/20130328/lom_1484_12_1_v1_final_draft_0.pdf>. Acesso em: 05 Maio 2017. CRAWFORD, C. The art of interactive design. San Francisco: No Starch Press, 2003.
Como citar:
FADEL, Luciane Maria; "Remediando objetos de aprendizagem: como acentuar a acessibilidade", p. 210-218. Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393040, DOI 10.5151/9788580393040-17