Prática de análise linguística sem ensino de gramática?
Vieira, Silvia Rodrigues
Resumo:
As práticas pedagógicas baseadas nas orientações oficiais para o ensino de Língua Portuguesa no país, sobretudo após os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN-1998), acabaram por estabelecer uma oposição entre “prática de análise linguística” e o suposto tradicional “ensino de gramática”. O pilar básico dessa oposição, detalhada na Seção 2 deste artigo, reside na concepção de que, enquanto a prática de análise linguística toma o texto e as atividades de leitura e produção textual como prioritárias, sendo o componente gramatical utilizado de forma instrumental, o ensino de gramática consideraria, como elemento central da proposta, o componente estrutural, sobretudo nos planos da palavra, oração e período, desvinculado das atividades de leitura e produção textual.
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COMUNICACAO,
LINGUISTICA
DOI: 10.5151/9788580392852-17
Como citar:
VIEIRA, Silvia Rodrigues; "Prática de análise linguística sem ensino de gramática?", p. 299-318. GELNE 40 anos: experiências teóricas e práticas nas pesquisas em linguística e literatura. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392852, DOI 10.5151/9788580392852-17