A Estrutura da Cadeira Reversa de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos no Brasil

Ferreira, Vivian F. M.; Gonçalves-Dias, Sylmara L. F.;

Resumo:

O avanço da tecnologia tem geradomaior produção de equipamentos eletroele­trônicos, cuja vida útil está cada vezmenor. A troca constante de equipamentos tem levado a um aumento no descarte destes.Além da maior produção de resíduos, um agravante é o potencial poluidor dessetipo de resíduo devido aos metais pesados neles contidos. Apesar disso, hátambém metais nobres, como ouro e prata, o que tem se tornado uma grandeoportunidade de negócio para a indústria de reciclagem e os interessados nessacadeia de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). O descarteincorreto dos REEE tem consequências socioambientais muito sérias, como apoluição do solo e da água, implicações à saúde, como doenças neuroló­gicas,câncer e até a morte. Nesse contexto, foi estabelecida a Política Nacional deResíduos Sólidos (PNRS) (Lei 12.305/2010), cujo objetivo é dar a destinaçãoambientalmente adequada para os resíduos, fazendo sua gestão. Para organizaressa gestão, mostra-se necessário entender a cadeia reversa dos REEE. Frente aesse contexto, o objetivo desse capítulo é caracterizar a cadeia recersa dosREEE. Para isso, usou-se o modelo analítico proposto por de Brito e Dekker(2002). A pesquisa tem caráter exploratório, com adoção de diferentesestratégias para a coleta de dados como publicações de órgãos públicos,instituições especializadas e mídia, e ainda entrevistas semiestruturadas comespecialistas na área. Diversos entraves foram observados para a gestão dosREEE no contexto brasileiro, mas a principal questão foi a necessidade deinvestimentos, incentivos e ações conjuntas, colaborativas e concomitantes parapossibilitar a gestão efetiva dos REEE. Assim, a forma como a responsabilidadecompartilhada vem sendo empregada não se mostra suficiente para a gestão dosREEE. Observou-se a necessidade de uma mudança de paradigma no que tange aquestões de produção, consumo, troca e descarte dos REEE no contextobrasileiro.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502671-16

Referências bibliográficas
  • ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. Desempenho Setorial 2020. Disponível em: http://www.abinee.org.br/abinee/decon/decon16. htm. Acesso em: 25 jan. 2021. ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica. Desempenho Setorial 2020. Disponível em: http://www.abinee.org.br/abinee/decon/decon16. htm. Acesso em: 25 fev. 2022. ABREE. Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos. Disponível em: http://abree.org.br/sobre. Acesso em: 25 jan. 2021.
Como citar:

FERREIRA, Vivian F. M.; GONçALVES-DIAS, Sylmara L. F.; "A Estrutura da Cadeira Reversa de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos no Brasil", p. 325 -350. In: Estudos Socioambientais: Diversidade de Olhares. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502671, DOI 10.5151/9786555502671-16