O brincar/jogo de papéis sociais e a educação especial: levantamento bibliográfco na educação infantil

Manica, Ana Paula; Silva, Janaina Cassiano ;

Resumo:

O presente artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado em Educação, em andamento, que tem como objeto de estudo o brincar/jogo de papéis sociais na educação infantil. Neste trabalho nos propomos a analisar o brincar/jogo de papéis sociais na educação infantil, especifcamente no que se refere à educação especial no período de 2000 a 2015. Realizamos um levantamento de produções acadêmicas do Scielo (artigos) relacionados ao tema no período proposto. Buscamos compreender como essa temática tem sido abordada no cenário acadêmico nacional nos últimos anos. Foram encontrados 11 artigos no período estudado e fcou evidente a relevância do planejamento das atividades no contexto da educação inclusiva, uma vez que salientam capacidades das crianças público alvo da educação especial, de modo a superar difculdades na interação, a partir da intervenção do adulto no planejamento da situação de brincadeira e no acompanhamento da mesma.  

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DOI: 10.5151/9788580392258-16

Referências bibliográficas
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Como citar:

MANICA, Ana Paula; SILVA, Janaina Cassiano ; "O brincar/jogo de papéis sociais e a educação especial: levantamento bibliográfco na educação infantil", p. 221 -234. In: Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-16