Leituras políticas de questões de método: o caso da psicologia social

TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira

Resumo:

A Escola de Frankfurt, em suas diferentes gerações, tem como objeto prioritário de investigação científica a subjetividade vista como esfera desprovida de autonomia, uma configuração reificada em processo de subjugação pelo domínio da razão técnica, instrumentalizada a serviço do poder. Como movimento político-intelectual, busca, por meio da crítica, a compreensão desta temática para subsidiar a emancipação humana, no contexto do racionalismo ocidental. No entanto, sob tais propósitos, em epígrafe do artigo “Adorno sem ornamentos”, Giannotti (2003) afirma que a “tentativa de santificação da obra do pensador alemão (Adorno) encobre a incapacidade da razão técnica em explicar a violência produzida no mundo contemporâneo pela relação entre poder e
conhecimento” (p. 12).

37 downloads

DOI: 10.5151/9788580392357-16

Referências bibliográficas
  • BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu. Tradução
  • P. Monteiro e Auzmendi. São Paulo, Ática, 1983.
  • ______. Le marché des biens simboliques. Paris, Centre de Sociologie Européenne,
  • 1970.
  • DURKHEIM, E. Les formes élementaires de la vie religieuse. Paris, 1912.
  • ______. Éducation et sociologie. Paris. Alcan, 1926.
  • GAGLIASSO, E. Tempo della misurazione. Tempo della trasformazione: problemi
  • epistemologici. In: AA.VV. Percorsi della ricerca filosofica. Filosofie tra storia,
  • linguaggio e politica. Roma, Gangemi, 1990. p. 129-139.
  • GIANNOTTI, J.A. Adorno sem ornamentos. In: Folha de S. Paulo. Caderno
  • MAIS. Adorno, T. W., São Paulo, 31 de agosto de 2003.
  • HABERMAS, J. Le discours philosophique de la modernité. Paris, Gallimard, 1988.
  • LESLIE, S. W. Playing the education game to win: the military and interdisciplinary
  • research at Stanford. Historical Studies in the Physical and Biological Sciences
  • (HSPS), v. 18(1), p. 55-88, 1987. (Número especial).
  • MOSCOVICI, S. La psychanalyse. Son image et son public. Étude sur la représentation
  • sociale de la psychanalyse. Paris: PUF, 1961.
  • MUSSE, R. Dialética negativa. Folha de S.Paulo, caderno MAIS, ADORNO, São
  • Paulo, 31 ago. 2003.
  • PESTRE, D. Les Physiciens dans les sociétés occidentales de l’après-guerre. Une
  • mutation des pratiques techniques et des comportements sociaux et culturels.
  • Revue d’histoire moderne et contemporaine, 39-1, p. 56-72, janv./mars 1992.
  • SANTOS. M. A natureza do espaço. São Paulo, EDUSP, 2002.
  • SCHWEBER, S. The empirist temper regnant. Theoretical physics in the United
  • States, 1920-1950. Historical Studies in the Physical and Biological Sciences
  • (HSPS), 17, p. 55-98, 1985.
  • TASSARA, E. T.; ARDANS, O.; OLIVEIRA, N. N. de O. Psicologia socioambiental:
  • uma psicologia social articulando psicologia, educação e ambiente.
  • Revista Latinoamericana de Psicologia, v. 45, n. 3, p. 425-435, 2013.
  • VARGAS, M. Ciência e realidade. Revista USP, v. 14, p. 96-103, 1992.
  • WINDELBAND, W. Historia General de la Filosofía. Tradução Francisco Larroyo.
  • Barcelona: El Ateneo, 1970.
Como citar:

TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira; "Leituras políticas de questões de método: o caso da psicologia social", p. 227-242. A psicologia social e a questão do hífen - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392357, DOI 10.5151/9788580392357-16