Leituras políticas de questões de método: o caso da psicologia social
TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira
Resumo:
A Escola de Frankfurt, em suas diferentes gerações, tem como objeto prioritário de investigação científica a subjetividade vista como esfera desprovida de autonomia, uma configuração reificada em processo de subjugação pelo domínio da razão técnica, instrumentalizada a serviço do poder. Como movimento político-intelectual, busca, por meio da crítica, a compreensão desta temática para subsidiar a emancipação humana, no contexto do racionalismo ocidental. No entanto, sob tais propósitos, em epígrafe do artigo “Adorno sem ornamentos”, Giannotti (2003) afirma que a “tentativa de santificação da obra do pensador alemão (Adorno) encobre a incapacidade da razão técnica em explicar a violência produzida no mundo contemporâneo pela relação entre poder e
conhecimento” (p. 12).
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DOI: 10.5151/9788580392357-16
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Como citar:
TASSARA, Eda Terezinha de Oliveira; "Leituras políticas de questões de método: o caso da psicologia social", p. 227-242. A psicologia social e a questão do hífen - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392357, DOI 10.5151/9788580392357-16