As Possíveis Contribuições da Experiência para a Ensinagem em Design
Calomeno, Carolina ; Lima, Fabiane ; Catapam, Leandro ; Minozzo, Marcele Cristiane
Resumo:
Esse trabalho é resultado de conversas, realizadas em reuniões periódicas de grupo de estudos, que geraram inquietações acerca do ensino e aprendizagem na educação superior em design. Por meio de revisões bibliográficas sistemáticas e assistemáticas, discussões e criação colaborativa de sínteses gráficas, elegemos as nossas bases teóricas e colocamo-nos na tarefa de pensar a educação em design também a partir do que o próprio design tem a contribuir. Iniciamos tratando das concepções do termo “design”, abordamos o contexto atual de ensino da disciplina, conceituamos o que significa a proposta de ensinagem, bem como, sua aplicação no ensino superior em design e a questão da experiência nesse processo educacional. Encerramos o texto discutindo as possibilidades de aplicação de abordagens do design centrado no humano em sala de aula e, principalmente, o papel de docentes e discentes nessa relação, buscando questionar a validade e a eficiência do modelo tradicional (transmissionista), no qual professores se colocam como guardiões do conteúdo e alunos são tidos como receptores passivos de saberes, e sugerir o modelo dialético e dialógico de ensino.
39 downloads
DOI: 10.5151/9786555502312-15
Referências bibliográficas
- KOLB, David. Experiential learning. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 1984.
- KRIPPENDORFF, Klaus. The semantic turn: A new foundation for design. Boca Raton: CRC/Taylor & Francis, 2006.
- LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. Coleção: Experiência e Sentido.
Como citar:
CALOMENO, Carolina; LIMA, Fabiane; CATAPAM, Leandro; MINOZZO, Marcele Cristiane; "As Possíveis Contribuições da Experiência para a Ensinagem em Design", p. 247-268. Coletânea de estudos do PPGDesign/UFPR: novos horizontes da pesquisa em design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502312, DOI 10.5151/9786555502312-15