Design e cultura material em Minas Gerais – cultura, artesanato e patrimônio como fontes de inspiração para o design contemporâneo

Engler, Rita de Castro ; Carvalho, Marília de Fátima Dutra de Ávila ; Mourão, Nadja Maria

Resumo:

O território mineiro foi transformado ao longo sua história pelo encontro dos mineradores, tropeiros, boiadeiros, que incorporaram padrões culturais estrangeiros europeus, das famílias

escravas africanas e da população indígena nativa. Nossas crenças, resistências e convicções religiosas fazem parte da história da conquista e colonização da América Portuguesa; somos autores e atores de transformações na cultura material, a partir dos encontros de culturas em territórios mineiros. O objetivo é articular temáticas culturais da história local como inspiração para Design. Os procedimentos metodológicos adotados seguem abordagem de Design & Patrimônio, entendendo a cultura material como: objetos, manufaturas, artesanato, artefatos etc. Nas cidades mineradoras, desde os séculos XVIII e XIX, modos de vida peculiares dos mineradores, tropeiros, boiadeiros e grupos formadores da sociedade das regiões mineradoras de Minas Gerais deixaram legadosno patrimônio material e imaterial, com artefatos que 
atravessaram o século XX e permanecem, em inícios do século XXI, ainda em uso.

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design, Artefatos

DOI: 10.5151/9788580392982-15

Referências bibliográficas
  • BARROSO NETO, E. O que é o Artesanato. Módulo 1. Disponível em: <http:/www.eduardobarroso.com.br/Artesanato_%20mod1.pdf>. Acesso em: 20 out. 2009. BORGES, Adélia. Design + Artesanato: o caminho brasileiro. São Paulo: Terceiro Nome, 2012. BROWN, T. Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsiever, 2010.
Como citar:

ENGLER, Rita de Castro; CARVALHO, Marília de Fátima Dutra de Ávila; MOURÃO, Nadja Maria; "Design e cultura material em Minas Gerais – cultura, artesanato e patrimônio como fontes de inspiração para o design contemporâneo", p. 301-316. Design, Artefatos e Sistema Sustentável - Vol. 3. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580392982, DOI 10.5151/9788580392982-15