Práticas de letramento para a formação do cidadão crítico
Suassuna, Lívia
Resumo:
Este texto tem o mesmo título de uma das mesas temáticas da XXVI Jornada do Gelne – Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, ocorrida em Recife, em outubro de 2016. Integramos essa mesa ao lado da professora Iveuta de Abreu Lopes, da UESPI, sob a mediação da professora Beth Marcuschi, da UFPE. Faremos aqui uma discussão dividida em três partes. Na primeira, apresentamos um conjunto de pressupostos teóricos sobre a leitura enquanto prática cognitiva, simbólica e social, pressupostos esses assentados numa concepção discursiva da linguagem. Na segunda, buscamos mostrar implicações dos princípios anteriormente expostos para a educação em sentido mais amplo e para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa e da leitura em particular. Na terceira, traremos um texto para, por meio dele, defender uma tese específica sobre a contribuição da leitura para a formação do pensamento crítico.
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COMUNICACAO,
LINGUISTICA
DOI: 10.5151/9788580392852-15
Como citar:
SUASSUNA, Lívia; "Práticas de letramento para a formação do cidadão crítico", p. 275-284. GELNE 40 anos: experiências teóricas e práticas nas pesquisas em linguística e literatura. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392852, DOI 10.5151/9788580392852-15