Análise de livros utilizados no ensino de química no estado de Goiás

Assunção, Geiza Pereira de; Rodrigues, Murillo Henrique de Matos; Pires, Vanessa; Sousa, Priscila Afonso Rodrigues de;

Resumo:

Os livros didáticos são instrumentos que auxiliam a ação do professor em sala de aula, devendo apresentar uma linguagem simples, apesar do contexto cientifco, e acessível aos alunos. Sendo assim, realizou-se a análise do capítulo cálculo estequiométrico em três livros didáticos utilizados em algumas escolas públicas da cidade de Catalão no Estado de Goiás, destinados a turmas de 1º e 2º ano do ensino médio. Através da descrição de critérios observou-se que os livros em análise necessitam de reformulação em aspectos que vão desde o visual (imagem, fonte utilizada, excesso de texto, etc.) até envolvendo conteúdo (abordagem maçante, sem contextualização, entre outras), sendo necessária a mediação do professor quando adotar o livro, visando suprir os aspectos negativos observados e exaltando os aspectos positivos, tendo como eixo central a construção do conhecimento por parte dos alunos.  

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DOI: 10.5151/9788580392258-15

Referências bibliográficas
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Como citar:

ASSUNçãO, Geiza Pereira de; RODRIGUES, Murillo Henrique de Matos; PIRES, Vanessa; SOUSA, Priscila Afonso Rodrigues de; "Análise de livros utilizados no ensino de química no estado de Goiás", p. 207 -220. In: Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-15