Análise de livros utilizados no ensino de química no estado de Goiás
Assunção, Geiza Pereira de ; Rodrigues, Murillo Henrique de Matos ; Pires, Vanessa ; Sousa, Priscila Afonso Rodrigues de
Resumo:
Os livros didáticos são instrumentos que auxiliam a ação do professor em sala de aula, devendo apresentar uma linguagem simples, apesar do contexto cientifco, e acessível aos alunos. Sendo assim, realizou-se a análise do capítulo cálculo estequiométrico em três livros didáticos utilizados em algumas escolas públicas da cidade de Catalão no Estado de Goiás, destinados a turmas de 1º e 2º ano do ensino médio. Através da descrição de critérios observou-se que os livros em análise necessitam de reformulação em aspectos que vão desde o visual (imagem, fonte utilizada, excesso de texto, etc.) até envolvendo conteúdo (abordagem maçante, sem contextualização, entre outras), sendo necessária a mediação do professor quando adotar o livro, visando suprir os aspectos negativos observados e exaltando os aspectos positivos, tendo como eixo central a construção do
conhecimento por parte dos alunos.
34 downloads
DOI: 10.5151/9788580392258-15
Referências bibliográficas
- ARAÚJO, D. H. S. Ruim com ele? Pior sem ele: o uso do livro didático em sala de aula de língua estrangeira. 2014. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras,
- Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. BITTENCOURT, C. M. F. Livros Didáticos Entre Textos e Imagens in: O Saber Historico na Sala de Aula. 11 Ed. São Paulo: Contexto, 2006. BRASIL. Ministério de Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012. Apresentação - Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.
Como citar:
ASSUNÇÃO, Geiza Pereira de; RODRIGUES, Murillo Henrique de Matos; PIRES, Vanessa; SOUSA, Priscila Afonso Rodrigues de; "Análise de livros utilizados no ensino de química no estado de Goiás", p. 207-220. Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-15