Mobilidade sustentável: o serviço de entregas de mercadorias em ambiente urbano

Silva, Júlio Cezar Augusto da

Resumo:

A grave crise ambiental que a humanidade enfrenta tem como uma de suas

consequências mais impactantes as mudanças climáticas. Dentre os setores da

economia mais relacionados a este impacto ambiental se destaca o de transporte,

responsável por cerca de um quarto das emissões dos chamados gases do efeito

estufa (ITDP, 2010). Como emprega principalmente derivados de petróleo, este

setor também apresenta impactos em pelo menos mais duas categorias: poluição

atmosférica e consumo de matérias-primas não renováveis.

 

No centro desta questão está o uso intenso do automóvel particular, opção

ineficiente para o meio ambiente e para a fluência do trânsito nas grandes cidades.

Em uma sociedade cada vez mais urbanizada, as dificuldades no setor de transporte

não provocam apenas impactos ambientais, mas também sociais e econômicos.

As horas perdidas nas retenções de trânsito provocam imensos transtornos ao

cidadão e perdas à economia. No caso do Brasil, esta situação foi agravada pelo

vertiginoso aumento da frota de veículos particulares ocorrido entre 2010 e 2014.

50 downloads

DOI: 10.5151/9788580392661-15

Referências bibliográficas
  • BATIZ, E.; NUNES, J. I. S.; LICEA, O. E. A Prevalência dos sintomas musculoesqueléticos
  • em movimentadores de mercadorias com carga. Revista Produção,
  • mar. 2013, v. 23, n. 1, p. 168-177, 2011.
  • DIFFRIENT, N. Humanscale Manual. Massachusetts: MIT Press, 1983.
  • FEHLAU, G. The Recumbent Bicycle. New York: Out Your Backdoor, 2006
  • GARNET, J. Ergonomic of direct-drive recumbent bicycles. Human Power e-journal.
  • Disponível em: <http://www.hupi.org/HPeJ/0017/GarnetDirectDriveRecumbents.
  • pdf>. Acesso em: 14 mar. 2014.
  • GUERCI, A. Progettazione di un triciclo a pedali per la consegna domiciliare della
  • posta. Politecnico di Milano III, Facoltà di Architettura i Design, Corso di
  • Laurea in Disegno Industriale, 2010.
  • INT. Pesquisa antropométrica e biomecânica da população economicamente ativa.
  • Rio de Janeiro: INT, 1988.
  • _____. Ergokit, base de dados antropométrica de populações brasileiras. Rio de
  • Janeiro: INT, 1994.
  • ITDP – INSTITUTE FOR TRANSPORTATION AND DEVELOPMENT POLICY.
  • Our Cities Ourselves: 10 Principles for Transport in Urban Life. New York:
  • ITDP, 2010.
  • KONRADY, G. Is the Recumbent Bicycle an Option? Disponível em: <http://
  • www.gkonrady.com/content/writing-samples>. Acesso em: 18 jun. 2014.
  • LANDIS, B.; PETRITSCH, T.; HUANG, H. Characteristics of emerging road
  • users and their safety. US Department of Transportation. Publication No.
  • FHWA-HRT-04-103. 2004.
  • MAZZONI, C. F.; COUTO, H. A. Aspectos físicos e radiológicos da coluna lombossacra
  • de trabalhadores envolvidos em atividades pesadas. In: Congresso
  • da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, 5, 1987, Florianópolis.
  • Anais do V Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho.
  • Florianópolis: ANAMT, 1987. p. 759-775.
  • MENDONÇA, C.; LOBO, J.; HAGEN, J. Os benefícios dos veículos de carga à
  • propulsão humana: cidades podem alcançar menores emissões e maior segurança.
  • In: Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, 18, 2011, Rio de
  • Janeiro. Anais do 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. Rio
  • de Janeiro: ANTP, 2011.
  • NOLAN, P. Medical Benefits of Recumbent Bicycles. Disponível em: <http://www.
  • bikeroute.com/Recumbents/BentMedBenefits.php>. Acesso em: 14 jul. 2014.
  • PASINI, M. Modelo biomecânico tridimensional para análise das forças internas
  • atuantes na coluna cervical superior e inferior durante o ciclismo. Dissertação
  • de Mestrado. Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação
  • em Ciências do Movimento Humano, UFRGS, 2009.
  • SANCHEZ, M. Aspectos ergonômicos e sintomas músculo-esqueléticos em descarregadores
  • de caminhão: um estudo de caso. Dissertação de mestrado. Faculdade
  • de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), UNESP Bauru, 2009.
  • SILVA, M. C.; FREITAS, T. A. F.; MÁSCULO, F. S. Métodos de análise ergonômica
  • aplicados às atividades de carregamento manual de caminhões em uma
  • empresa de cerâmicos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção,
  • 20, 2010, São Carlos. Anais do XX Encontro Nacional de Engenharia de
  • Produção. São Carlos: UFSC, 2010.
  • WILSON, D. G. Bicycling Science. Massachusetts: MIT Press, 2004.
Como citar:

SILVA, Júlio Cezar Augusto da; "Mobilidade sustentável: o serviço de entregas de mercadorias em ambiente urbano", p. 175-186. Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392661, DOI 10.5151/9788580392661-15