A linguagem visual e a percepção: um estudo de caso em crianças

ACAUAN, Eloah Maria Oliveira ; Sobral, João Eduardo Chagas

Resumo:

O design atua, enquanto linguagem visual, com um conjunto de orientações acerca do uso e do desenvolvimento de elementos imagéticos em suas mais diferentes configurações. Em contrapartida, encontra-se o processo de visualização. Assim como todo o processo de aprendizagem, a percepção visual é dependente do contexto sóciocultural ao qual está inserida. São os agentes culturais os maiores modificadores da percepção e, portanto, da linguagem visual. A partir disso, alguns questionamentos desenvolvem-se: serão efetivas as orientações da linguagem visual criadas em uma época e aplicadas em outra? Será a percepção orientada pelas teorias visuais aplicadas ou pelos agentes culturais? Tais teorias respeitam aspectos sociais e culturais em um processo dinâmico? Ou, ainda, até que ponto as orientações transmitidas dentro do campo do design, em relação à visualidade, são efetivas com o passar dos anos? O presente artigo busca algumas possíveis respostas ao analisar, por meio da pesquisa experimental, aspectos da linguagem visual em crianças menores de 5 anos. Essa análise utiliza, como elemento visual analisado, a fotografia.

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DOI: 10.5151/9788580391855-15

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Como citar:

ACAUAN, Eloah Maria Oliveira; SOBRAL, João Eduardo Chagas; "A linguagem visual e a percepção: um estudo de caso em crianças", p. 309-328. 1º simpósio de pesquisa técnico-científica do Mestrado Profissional em Design da Univille: relatos: relatos - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391855, DOI 10.5151/9788580391855-15