A linguagem visual e a percepção: um estudo de caso em crianças

ACAUAN, Eloah Maria Oliveira ; Sobral, João Eduardo Chagas

Resumo:

O design atua, enquanto linguagem visual, com um conjunto de orientações acerca do uso e do desenvolvimento de elementos imagéticos em suas mais diferentes configurações. Em contrapartida, encontra-se o processo de visualização. Assim como todo o processo de aprendizagem, a percepção visual é dependente do contexto sóciocultural ao qual está inserida. São os agentes culturais os maiores modificadores da percepção e, portanto, da linguagem visual. A partir disso, alguns questionamentos desenvolvem-se: serão efetivas as orientações da linguagem visual criadas em uma época e aplicadas em outra? Será a percepção orientada pelas teorias visuais aplicadas ou pelos agentes culturais? Tais teorias respeitam aspectos sociais e culturais em um processo dinâmico? Ou, ainda, até que ponto as orientações transmitidas dentro do campo do design, em relação à visualidade, são efetivas com o passar dos anos? O presente artigo busca algumas possíveis respostas ao analisar, por meio da pesquisa experimental, aspectos da linguagem visual em crianças menores de 5 anos. Essa análise utiliza, como elemento visual analisado, a fotografia.

40 downloads

DOI: 10.5151/9788580391855-15

Referências bibliográficas
  • ACAUAN, E. M. O.; PERSICHETTI, S. A estética de Sebastião Salgado.
  • 2010. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Fotografia)
  • – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.
  • ACAUAN, E. M. O. SOBRAL, João E. C. As percepções do olhar: uma
  • análise da linguagem fotográfica em crianças. 2015. Dissertação
  • (Mestrado em Design) – Univille, Joinville, 2015.
  • ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão
  • criadora. Trad. Ivonne Terezinha de Faria. São Paulo: Pioneira Thomson
  • Learning, 2013.
  • BORGES, M. E. L. História & fotografia. Autêntica, 2013.
  • CASTORINA, J. A. O debate Piaget-Vygotsky: a busca de um critério
  • para sua avaliação. São Paulo: Ática, 2008.
  • COSTA, J. El linguaje fotográfico. Madrid: Ibérico Europeia, 1977.
  • DONDIS, D. Sintaxe da Linguagem Visual. Trad. Jefferson Luiz
  • Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus
  • Editora, 1993.
  • GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo:
  • Atlas, 2010.
  • KRAUSS, R. O fotográfico. Trad. Anne Marie Davée. 2. ed. Barcelona:
  • Gustavo Gili, 2002.
  • PIAGET, J. Éstudes Socologiques. Genéve: Droz, 1965.
  • ROUILLÉ, A. A fotografia: entre documento e arte contemporânea.
  • Trad. Constancia Egrejas. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.
  • SACKS, O. W. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu
  • e outras histórias clínicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
  • SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia
  • das Letras, 2003.
  • TAILLE, Y. OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon:
  • teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial,
  • 1992.
  • VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto;
  • Luis Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. 4. ed. São Paulo:
  • Martins Fontes, 2010.
  • ______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Como citar:

ACAUAN, Eloah Maria Oliveira; SOBRAL, João Eduardo Chagas; "A linguagem visual e a percepção: um estudo de caso em crianças", p. 309-328. 1º simpósio de pesquisa técnico-científica do Mestrado Profissional em Design da Univille: relatos: relatos - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391855, DOI 10.5151/9788580391855-15