Trêsmoji_A: Incorporando Inteligência Artificial à Ferramenta Trêsmoji
Silva, Loudovico Soares da ; Aléssio, Pedro Martins
Resumo:
As tecnologias emergentes possuem um potencial imenso para aprimorar processos em diversos setores da sociedade, incluindo o de jogos digitais, em que o design de personagens desempenha um papel extremamente relevante. O objetivo desta pesquisa é propor a incorporação de inteligência artificial (IA) gerativa do tipo text-to-image à TRÊSmoji, uma ferramenta de concepção de personagens que combina emojis e semiótica. Aproveitando a capacidade dos sistemas de IA de compreender e traduzir descrições textuais em representações visuais, é possível observar, por meio de testes com diferentes prompts de texto, a viabilidade de automatizar a geração de imagens da TRÊSmoji com o uso de IA. No entanto, é necessário aprofundar a pesquisa para determinar a melhor forma de realizar essa incorporação e para avaliar se a IA pode servir como métrica de criatividade e originalidade.
44 downloads
DOI: 10.5151/9786555503463-14
Referências bibliográficas
- GENERATIVE AI. FIRST, WHAT IS GENERATIVE AI?, c2023. Página inicial. Disponível
- em: https://generativeai.net/about. Data de acesso: 13 jun. 2023.
- LIMA, Alessandro. Design de personagens para games Next-Gen. Rio de Janeiro:
- Ciência Moderna, 2011.
- MOSELE, Fabian. AI TIMELINE, c2023. Página inicial. Disponível em: https://www.
- fabianmosele.com/ai-timeline. Data de acesso: 13 jun. 2023.
Como citar:
SILVA, Loudovico Soares da; ALÉSSIO, Pedro Martins; "Trêsmoji_A: Incorporando Inteligência Artificial à Ferramenta Trêsmoji", p. 254-271. Anais III Seminário de Pesquisa PPGDesign UFPE2023: design [em fronteira]. São Paulo: Blucher, 2024.
ISBN: 9786555503463, DOI 10.5151/9786555503463-14