Registro Contínuo de Elevação do Nível da Água Acompanhado por Variáveis Ambientais Contribuindo à Formação de Sistemas de Alerta de Eventos Naturais e Extremos em Sistemas Costeiros: Desenvolvimento de Equipamento de Medida do Nível da Água com Baixo Custo

Gomêz-Pérez, Carolina; Braga, Elisabete S.;

Resumo:

Este trabalho foi motivado pelasconsequências de eventos extremos, como a alteração do nível da água emdiferentes locais devido às mudanças climáticas, tendo como efeitos asinundações e o aumento do nível do mar; assim, verificou-se a necessidade dedesenvolvimento de equipamento mais acessível e com boa precisão para serinstalado em diferentes locais, de modo a auxiliar o monitoramento de áreasvulneráveis ou serem instalados em pontos estratégicos para acompanhamento daelevação do nível do corpo d’água. Neste estudo, aplicaram-se esforços nodesenvolvimento de um equipamento para medir a elevação de corpos d’água demodo contínuo. Para testes e conhecimento das propriedades ambientais queacompanham a variação do nível da água, escolheu-se como área de estudo umazona costeira sujeita à variação de maré, como o complexo estuarino-lagunar deCananéia-Iguape (SP), de modo a facilitar a mensuração e a aferição doequipamento e, ao mesmo tempo, houve oportunidade de acompanhar as oscilaçõesdas variáveis ambientais como temperatura, oxigênio dissolvido, nutrientes,acompanhando a variação do nível da água em dois pontos do complexo sistema.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502671-14

Referências bibliográficas
  • AGOSTINHO, K. L. Estudo do Nitrogênio e do Fósforo (N e P) no setor norte do Complexo Estuarino-Lagunar de Cananeia-Iguape (SP) considerando as condições naturais do sistema e a influência dos aportes antrópicos. 107 f. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Química) – Instituto Oceanográfico. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. AMINOT, A.; CHAUSSEPIED, M. Manuel des analyses chimiques en milieu marin. 395 p. CNEXO. Brest. 1983. BARCELLOS, R. L. Distribuição da matéria orgânica sedimentar e o processo sedimentar atual no Sistema Estuarino- Lagunar de Cananéia-Iguape (SP). Tese de Doutorado. Instituto Oceanográfico. 2 vols. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2005.
Como citar:

GOMêZ-PéREZ, Carolina; BRAGA, Elisabete S.; "Registro Contínuo de Elevação do Nível da Água Acompanhado por Variáveis Ambientais Contribuindo à Formação de Sistemas de Alerta de Eventos Naturais e Extremos em Sistemas Costeiros: Desenvolvimento de Equipamento de Medida do Nível da Água com Baixo Custo", p. 283 -302. In: Estudos Socioambientais: Diversidade de Olhares. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502671, DOI 10.5151/9786555502671-14