As Ocupações de Escola Pública em São Paulo (2015-2016): Disputas entre o Direito à Manifestação e o Direito de Posse

Tavolari, Bianca; Lessa, Bianca Tavolari Marília; Medeiros, Jonas; Melo, Rúrion; Januário, Adriano;

Resumo:

Entre o final de 2015 e o início de 2016, centenas de escolas públicas foram ocupadas no estado de São Paulo, pelos próprios estudantes, primeiramente contra a decisão do governo estadual de realocar alunos e fechar escolas e, em seguida, em torno da merenda escolar. Junto com outros movimentos massivos de ocupação de escolas em ao menos oito outros estados, este ciclo de ocupações ficou conhecido como “primavera secundarista”. Os protestos dos estudantes estavam muito longe de tematizar, diretamente, questões jurídicas de posse e propriedade. Antes disso, era uma política educacional específica que estava em jogo nas mobilizações e discursos dos secundaristas.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393279-14

Referências bibliográficas
  • BARBOSA, Samuel; MEDEIROS, Jonas; RODRIGUEZ, José Rodrigo. Na contramão da democracia: o Estado e as ocupações de escolas. JOTA, 2016. CAMPOS, Antonia Malta; MEDEIROS, Jonas; RIBEIRO, Márcio Moretto. Escolas de luta. São Paulo: Veneta, 2016.
Como citar:

TAVOLARI, Bianca; LESSA, Bianca Tavolari Marília; MEDEIROS, Jonas; MELO, Rúrion; JANUáRIO, Adriano; "As Ocupações de Escola Pública em São Paulo (2015-2016): Disputas entre o Direito à Manifestação e o Direito de Posse", p. 289 -312. In: Propriedades em Transformação: Abordagens Multidisciplinares sobre a Propriedade no Brasil. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393279, DOI 10.5151/9788580393279-14