Ensino de Língua Portuguesa

Santos, Leonor Werneck dos ; Miranda, Heloisa da Costa

Resumo:

Desde a publicação dos PCN, cada vez mais se discute a importância e a relevância do uso de textos no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, pautado em um trabalho sistemático com os diferentes gêneros textuais, buscando uma interação entre leitura, produção textual e análise linguística. Para autores como Santos, Cuba Riche e Teixeira (2012, p. 16), a abordagem textual em sala de aula colabora para que os alunos reflitam sobre a língua, pois, “embora seja importante que os alunos conheçam terminologia gramatical e norma culta, o professor precisa mostrar como se usa a língua, em que contexto se opta por uma ou outra construção”.

47 downloads

COMUNICACAO, LINGUISTICA

DOI: 10.5151/9788580392852-14

Como citar:

SANTOS, Leonor Werneck dos; MIRANDA, Heloisa da Costa; "Ensino de Língua Portuguesa", p. 253-274. GELNE 40 anos: experiências teóricas e práticas nas pesquisas em linguística e literatura. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392852, DOI 10.5151/9788580392852-14