A discriminação social “mascarada” nos tempos atuais: uma análise crítica sobre discriminação em livros didáticos de biologia
Fernandes, Fabrício Henrique ; Ribeiro, Gustavo Silveira dos Santos ; Tristão, Mariana Queren Rodrigues ; Sousa, Priscila Afonso Rodrigues de
Resumo:
A escola enquanto um ambiente voltado para a formação cidadã deve discutir temas de cunho social com os alunos. Entre os inúmeros temas, destaca-se a discriminação e o preconceito em relação as classes consideradas inferiores perante a sociedade. Neste sentido, todos os materiais didáticos utilizados em sala de aula devem contemplar a discussão referente à lei 10.639/03, principalmente o livro didático, que é o principal recurso acessível aos alunos. Sendo assim, este trabalho baseou-se na análise de alguns capítulos de livros didáticos de Biologia, com intuito de verifcar se há discriminação e preconceito nesse material didático. Ao fnal observou-se pontos de discriminação e interiorização de algumas classes da sociedade, demonstrando a necessidade de melhor reformulação
dos livros que são destinados aos alunos da educação básica.
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DOI: 10.5151/9788580392258-14
Referências bibliográficas
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- index.php/ci/article/view/14157/8754> Acesso em: 10 jun. 2016.
Como citar:
FERNANDES, Fabrício Henrique; RIBEIRO, Gustavo Silveira dos Santos; TRISTÃO, Mariana Queren Rodrigues; SOUSA, Priscila Afonso Rodrigues de; "A discriminação social “mascarada” nos tempos atuais: uma análise crítica sobre discriminação em livros didáticos de biologia", p. 195-206. Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-14