A discriminação social “mascarada” nos tempos atuais: uma análise crítica sobre discriminação em livros didáticos de biologia

Fernandes, Fabrício Henrique ; Ribeiro, Gustavo Silveira dos Santos ; Tristão, Mariana Queren Rodrigues ; Sousa, Priscila Afonso Rodrigues de

Resumo:

A escola enquanto um ambiente voltado para a formação cidadã deve discutir temas de cunho social com os alunos. Entre os inúmeros temas, destaca-se a discriminação e o preconceito em relação as classes consideradas inferiores perante a sociedade. Neste sentido, todos os materiais didáticos utilizados em sala de aula devem contemplar a discussão referente à lei 10.639/03, principalmente o livro didático, que é o principal recurso acessível aos alunos. Sendo assim, este trabalho baseou-se na análise de alguns capítulos de livros didáticos de Biologia, com intuito de verifcar se há discriminação e preconceito nesse material didático. Ao fnal observou-se pontos de discriminação e interiorização de algumas classes da sociedade, demonstrando a necessidade de melhor reformulação 
dos livros que são destinados aos alunos da educação básica.
  

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DOI: 10.5151/9788580392258-14

Referências bibliográficas
  • BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1.ed. São Paulo: Edições 70, 2011. 229 p. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (Brasil). Indicadores sociais mínimos. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/default_minimos. shtm>. Acesso em: 10 jun. 2016. LOPES, S.A.; ESPÍNDULA, M. A lei 10639/03 e o cotidiano escolar. v.2, n.1, 2012. Cadernos Imbondeiro. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/
  • index.php/ci/article/view/14157/8754> Acesso em: 10 jun. 2016.
Como citar:

FERNANDES, Fabrício Henrique; RIBEIRO, Gustavo Silveira dos Santos; TRISTÃO, Mariana Queren Rodrigues; SOUSA, Priscila Afonso Rodrigues de; "A discriminação social “mascarada” nos tempos atuais: uma análise crítica sobre discriminação em livros didáticos de biologia", p. 195-206. Educação e formação de professores: concepções, políticas e práticas. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392258, DOI 10.5151/9788580392258-14