O processo criativo, a arquitetura e o design na vivência da experiência Refúgio Criativo

MARTINS, Miguel Canãs ; Everling, Marli Teresinha

Resumo:

Ao longo da reflexão conduzida sob a forma de dissertação (realizada no âmbito do Programa de mestrado profissional em Design/PPGDesign da Univille) os processos criativos e o papel da imersão, a subjetividade do usuário e as interseções metodológicas entre as áreas de Arquitetura e Design estiveram no centro do processo. A discussão teve como objeto a análise da prática profissional adotada pelo escritório de arquitetura Metroquadrado, do qual Miguel Cañas (autor da dissertação) é sócio. Por esse envolvimento, pela escolha de situar as equipes e as pessoas envolvidas no estudo no centro do processo e em respeito a coautoria dos participantes, o relato será realizado na primeira pessoa do plural.
O objetivo central da experiência foi discutir os processos criativos nas áreas de Design e Arquitetura e suas interseções, considerando aspectos de imersão e de experiência para projetos de arquitetura (especialmente o contexto da Metroquadrado). Para isso, caracterizamos o escritório; abordamos conceitos associados à criatividade e a experiência em um contexto de arquitetura-arte; identificamos possibilidades de aproximação entre Arquitetura e Design, abrangendo arquitetura no contexto de atuação da Metroquadrado; realizamos experiências e atividades imersivas no âmbito interno do escritório e no âmbito externo, exercitando a interdisciplinaridade; e, por fim, abordamos as repercussões da discussão teórica e das atividades prático-imersivas nos projetos desenvolvidos com clientes ao longo desta discussão e, na sexta etapa, discutimos possibilidades futuras.

35 downloads

DOI: 10.5151/9788580391855-14

Referências bibliográficas
  • ABELLÁN, M.; AGREST, D. Ephemeral. Barcelona, Monsa, 2014.
  • BISELLI, Mario. Teoria e prática do partido arquitetônico.
  • Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/
  • arquitextos/12.134/3974>. Acesso em: 11 jul. 2014.
  • BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para
  • decretar o fim das velhas ideias. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • CROSS, N. Desenhante: o pensador do desenho. Santa Maria: sCHDs.
  • 2004.
  • DORNBURG, J. S. Arte y arquitectura: nuevas afinidades. Barcelona:
  • Gustavo Gili, 2002.
  • FIRMORAMA. Disponível em: <http://www.firmorama.com/sobre>.
  • Acesso em: 09 mar. 2015.
  • GOMES, L. V. Criatividade: projeto, desenho, produto. Santa Maria:
  • sCHDs, 2001.
  • KAHN, L. I. How Im Doing, Corbusier. (1972). In: LATOUR. Alessandra
  • (ed.). Louis I Kahn. Writings, Lectures, Interviews. Nova Iorque: Rizzoli,
  • 1991, pp. 297-312.
  • ______. The Profession and Education, In: WURMAN, Richard Saul.
  • What Will Be has Always been. Nova Iorque: Rizzoli, 1986, p.92.
  • ______. Signature Against the Sky (1967). In: Eye on Art “Signature
  • agaist the sky”, a portrait of Louis I. Kahn, architect. produção de
  • WCAU-TV Philadelphia.
  • ______. Forma e design. (1˚ed.). Tradução: Raquel Peev. 1. ed.São
  • Paulo: Martins Fontes, 2010.
  • MAHFUZ, E. Reflexões sobre a construção da forma pertinente.
  • Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/
  • arquitextos/04.045/606>. Acesso em: 11 juL. 2014.
  • ______. Arquitetura é Arte? Revista Summa, Buenos Aires, n. 134, p.
  • 128, mar. 2014.
  • MEDEIROS, L. M. S. Desenhística: a ciência da Arte de projetar
  • desenhando. Santa Maria: sCHDs, 2004.
  • NACCACHE, A. (Org.). Criatividade brasileira. Barueri: Manole, 2013.
  • OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis:
  • Vozes, 2013.
  • PALLASMAA, J. Os olhos da pele: arquitetura e os sentidos. 2. ed.
  • Londres: Academy Press, 2005.
  • PIRONDI, C. Um desenho sobre as incertezas. Revista Móbile, São
  • Paulo: CAU/SP, n. 1, p. 29, jun. 2014.
  • RONNER, H.; JHAVERI, S.; VASELLA, A. Louis I. Kahn: complete works,
  • 1935-1974. Basel: Birkhäuser, 1977.
  • SANTA ROSA, J. G.; MORAES, Anamaria de. Design participativo. 1.
  • ed. Rio de Janeiro: Rio Books, 2012.
  • SEGAWA, H. Saberes e fazeres na arquitetura. Revista Móbile, São
  • Paulo: CAU/SP, n. 1, p. 28, jun. 2014.
  • SANDERS, E. B.; BRANDT, E.; BINDER, T. A framework for organizing
  • the tools and techniques of Participatory Design. Sydney,
  • Austrália: Artigo, 2010.
  • SANDERS, E. B. From user-centered to participatory design
  • approaches. In: FRACARA, J. [colocar o nome por extenso] (Ed.).
  • Design and the social sciences. [local de publicação]: Taylor & Francis
  • Books Limited, 2002. Disponível em: <http://maketools.com/articlespapers/
  • FromUsercenteredtoParticipatory_Sanders_%2002.pdf>.
  • Acesso em: 10 dez. 2014.
  • ______. Prototyping for the design spaces of the future. 2013.
  • Disponível em: <http://www.maketools.com/articles-papers/
  • Sanders2013Prototyping.pdf>. Acesso em: 05 out. 2014.
  • ______.Information, inspiration and co-criation. In: CONFERENCE OF
  • THE EUROPEAN ACADEMY OF DESIGN, 6., 2005, Alemanha: Universidade
  • de Artes de Bremen, 2005. Disponível em: <http://www.maketools.
  • com/articles-papers/InformationInspirationandCocreation_
  • Sanders_05.pdf>. Acesso em: 16 set. 2014.
  • SANDERS, E. STAPPERS, P. Co-cration and the new ladscapes of
  • design. In: CoDesign, Taylor & Francis, 2008. Disponível em: <http://
  • journalsonline.tandf.co.uk>. Acesso em: 05 out. 2014.
  • TAVARES FILHO, A. C. Transições entre os planos conceitual
  • e material da concepção arquitetônica em Louis I. Kahn.
  • Disponível em: <http://www.arquiteturarevista.unisinos.br/index.
  • php?e=7&s=9&a=46>. Acesso em: 7 jul. 2014.
  • VIANA, M.; VIANNA, Y.; ADLER, I.; LUCENA, B.; RUSSO B. Design
  • thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. 162
  • p.
  • ZUMTHOR, P. Pensar a arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili, 2009.
Como citar:

MARTINS, Miguel Canãs; EVERLING, Marli Teresinha; "O processo criativo, a arquitetura e o design na vivência da experiência Refúgio Criativo", p. 279-307. 1º simpósio de pesquisa técnico-científica do Mestrado Profissional em Design da Univille: relatos: relatos - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391855, DOI 10.5151/9788580391855-14