O processo criativo, a arquitetura e o design na vivência da experiência Refúgio Criativo
MARTINS, Miguel Canãs ; Everling, Marli Teresinha
Resumo:
Ao longo da reflexão conduzida sob a forma de dissertação (realizada no âmbito do Programa de mestrado profissional em Design/PPGDesign da Univille) os processos criativos e o papel da imersão, a subjetividade do usuário e as interseções metodológicas entre as áreas de Arquitetura e Design estiveram no centro do processo. A discussão teve como objeto a análise da prática profissional adotada pelo escritório de arquitetura Metroquadrado, do qual Miguel Cañas (autor da dissertação) é sócio. Por esse envolvimento, pela escolha de situar as equipes e as pessoas envolvidas no estudo no centro do processo e em respeito a coautoria dos participantes, o relato será realizado na primeira pessoa do plural.
O objetivo central da experiência foi discutir os processos criativos nas áreas de Design e Arquitetura e suas interseções, considerando aspectos de imersão e de experiência para projetos de arquitetura (especialmente o contexto da Metroquadrado). Para isso, caracterizamos o escritório; abordamos conceitos associados à criatividade e a experiência em um contexto de arquitetura-arte; identificamos possibilidades de aproximação entre Arquitetura e Design, abrangendo arquitetura no contexto de atuação da Metroquadrado; realizamos experiências e atividades imersivas no âmbito interno do escritório e no âmbito externo, exercitando a interdisciplinaridade; e, por fim, abordamos as repercussões da discussão teórica e das atividades prático-imersivas nos projetos desenvolvidos com clientes ao longo desta discussão e, na sexta etapa, discutimos possibilidades futuras.
35 downloads
DOI: 10.5151/9788580391855-14
Referências bibliográficas
- ABELLÁN, M.; AGREST, D. Ephemeral. Barcelona, Monsa, 2014.
- BISELLI, Mario. Teoria e prática do partido arquitetônico.
- Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/
- arquitextos/12.134/3974>. Acesso em: 11 jul. 2014.
- BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para
- decretar o fim das velhas ideias. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
- CROSS, N. Desenhante: o pensador do desenho. Santa Maria: sCHDs.
- 2004.
- DORNBURG, J. S. Arte y arquitectura: nuevas afinidades. Barcelona:
- Gustavo Gili, 2002.
- FIRMORAMA. Disponível em: <http://www.firmorama.com/sobre>.
- Acesso em: 09 mar. 2015.
- GOMES, L. V. Criatividade: projeto, desenho, produto. Santa Maria:
- sCHDs, 2001.
- KAHN, L. I. How Im Doing, Corbusier. (1972). In: LATOUR. Alessandra
- (ed.). Louis I Kahn. Writings, Lectures, Interviews. Nova Iorque: Rizzoli,
- 1991, pp. 297-312.
- ______. The Profession and Education, In: WURMAN, Richard Saul.
- What Will Be has Always been. Nova Iorque: Rizzoli, 1986, p.92.
- ______. Signature Against the Sky (1967). In: Eye on Art “Signature
- agaist the sky”, a portrait of Louis I. Kahn, architect. produção de
- WCAU-TV Philadelphia.
- ______. Forma e design. (1˚ed.). Tradução: Raquel Peev. 1. ed.São
- Paulo: Martins Fontes, 2010.
- MAHFUZ, E. Reflexões sobre a construção da forma pertinente.
- Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/
- arquitextos/04.045/606>. Acesso em: 11 juL. 2014.
- ______. Arquitetura é Arte? Revista Summa, Buenos Aires, n. 134, p.
- 128, mar. 2014.
- MEDEIROS, L. M. S. Desenhística: a ciência da Arte de projetar
- desenhando. Santa Maria: sCHDs, 2004.
- NACCACHE, A. (Org.). Criatividade brasileira. Barueri: Manole, 2013.
- OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis:
- Vozes, 2013.
- PALLASMAA, J. Os olhos da pele: arquitetura e os sentidos. 2. ed.
- Londres: Academy Press, 2005.
- PIRONDI, C. Um desenho sobre as incertezas. Revista Móbile, São
- Paulo: CAU/SP, n. 1, p. 29, jun. 2014.
- RONNER, H.; JHAVERI, S.; VASELLA, A. Louis I. Kahn: complete works,
- 1935-1974. Basel: Birkhäuser, 1977.
- SANTA ROSA, J. G.; MORAES, Anamaria de. Design participativo. 1.
- ed. Rio de Janeiro: Rio Books, 2012.
- SEGAWA, H. Saberes e fazeres na arquitetura. Revista Móbile, São
- Paulo: CAU/SP, n. 1, p. 28, jun. 2014.
- SANDERS, E. B.; BRANDT, E.; BINDER, T. A framework for organizing
- the tools and techniques of Participatory Design. Sydney,
- Austrália: Artigo, 2010.
- SANDERS, E. B. From user-centered to participatory design
- approaches. In: FRACARA, J. [colocar o nome por extenso] (Ed.).
- Design and the social sciences. [local de publicação]: Taylor & Francis
- Books Limited, 2002. Disponível em: <http://maketools.com/articlespapers/
- FromUsercenteredtoParticipatory_Sanders_%2002.pdf>.
- Acesso em: 10 dez. 2014.
- ______. Prototyping for the design spaces of the future. 2013.
- Disponível em: <http://www.maketools.com/articles-papers/
- Sanders2013Prototyping.pdf>. Acesso em: 05 out. 2014.
- ______.Information, inspiration and co-criation. In: CONFERENCE OF
- THE EUROPEAN ACADEMY OF DESIGN, 6., 2005, Alemanha: Universidade
- de Artes de Bremen, 2005. Disponível em: <http://www.maketools.
- com/articles-papers/InformationInspirationandCocreation_
- Sanders_05.pdf>. Acesso em: 16 set. 2014.
- SANDERS, E. STAPPERS, P. Co-cration and the new ladscapes of
- design. In: CoDesign, Taylor & Francis, 2008. Disponível em: <http://
- journalsonline.tandf.co.uk>. Acesso em: 05 out. 2014.
- TAVARES FILHO, A. C. Transições entre os planos conceitual
- e material da concepção arquitetônica em Louis I. Kahn.
- Disponível em: <http://www.arquiteturarevista.unisinos.br/index.
- php?e=7&s=9&a=46>. Acesso em: 7 jul. 2014.
- VIANA, M.; VIANNA, Y.; ADLER, I.; LUCENA, B.; RUSSO B. Design
- thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012. 162
- p.
- ZUMTHOR, P. Pensar a arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili, 2009.
Como citar:
MARTINS, Miguel Canãs; EVERLING, Marli Teresinha; "O processo criativo, a arquitetura e o design na vivência da experiência Refúgio Criativo", p. 279-307. 1º simpósio de pesquisa técnico-científica do Mestrado Profissional em Design da Univille: relatos: relatos - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2016.
ISBN: 9788580391855, DOI 10.5151/9788580391855-14