Reencantando a Casa: Confabulando Territórios Durante o Isolamento Social
Coelho, Maira Pereira Gouveia; Araujo, Oriana Maria Duarte;
Resumo:
Em função de uma pandemia de escala global,grande parte da população mundial teve que se submeter à reclusão quase que completaaos seus lares. Pretendemos neste artigo, compartilhar uma prática pedagógicacriada neste contexto de ensino de design remoto buscando, a partir dela,elucidar sobre como essa disrupção no cotidiano levou à construção de umprojeto que teve como objetivo estimular os estudantes a construírem novas relaçõescom a cultura material. Gostaríamos de, fundamentadas na perspectiva do campodo design, refletir sobre formas através das quais foi possível, comoconsequência da experiência do isolamento social, reativar relaçõesterritoriais e afetivas com a casa. Partiremos de leituras e relações comtextos de Federici (2020), hooks (2020) e Ingold (2012), para concatenar intersecçõesentre pedagogia, literatura e design. Propusemos, assim, exercícios práticos embusca de responder: quais caminhos podemos desenhar ao projetar modos dehabitar o mundo alicerçados no conjuramento de experiências na casa?
0:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9786555502077-13
Referências bibliográficas
-
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
FEDERICI, Silvia. Reencantando o mundo. São Paulo: Elefante, 2022.
HOOKS, bell. Ensinando pensamento Crítico. São Paulo: Elefante, 2020.
Como citar:
COELHO, Maira Pereira Gouveia; ARAUJO, Oriana Maria Duarte;
"Reencantando a Casa: Confabulando Territórios Durante o Isolamento Social",
p. 244 -261.
In:
Anais II SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGDesign UFPE2022: DESIGN [em fronteira] 22-26AGOSTO2022.
São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555502077,
DOI 10.5151/9786555502077-13