Reencantando a Casa: Confabulando Territórios Durante o Isolamento Social

Coelho, Maira Pereira Gouveia; Araujo, Oriana Maria Duarte;

Resumo:

Em função de uma pandemia de escala global,grande parte da população mundial teve que se submeter à reclusão quase que completaaos seus lares. Pretendemos neste artigo, compartilhar uma prática pedagógicacriada neste contexto de ensino de design remoto buscando, a partir dela,elucidar sobre como essa disrupção no cotidiano levou à construção de umprojeto que teve como objetivo estimular os estudantes a construírem novas relaçõescom a cultura material. Gostaríamos de, fundamentadas na perspectiva do campodo design, refletir sobre formas através das quais foi possível, comoconsequência da experiência do isolamento social, reativar relaçõesterritoriais e afetivas com a casa. Partiremos de leituras e relações comtextos de Federici (2020), hooks (2020) e Ingold (2012), para concatenar intersecçõesentre pedagogia, literatura e design. Propusemos, assim, exercícios práticos embusca de responder: quais caminhos podemos desenhar ao projetar modos dehabitar o mundo alicerçados no conjuramento de experiências na casa?

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502077-13

Referências bibliográficas
  • CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. FEDERICI, Silvia. Reencantando o mundo. São Paulo: Elefante, 2022. HOOKS, bell. Ensinando pensamento Crítico. São Paulo: Elefante, 2020.
Como citar:

COELHO, Maira Pereira Gouveia; ARAUJO, Oriana Maria Duarte; "Reencantando a Casa: Confabulando Territórios Durante o Isolamento Social", p. 244 -261. In: Anais II SEMINÁRIO DE PESQUISA PPGDesign UFPE2022: DESIGN [em fronteira] 22-26AGOSTO2022. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555502077, DOI 10.5151/9786555502077-13