Posfácio: Língua em Uso e Reflexão Linguística no Ensino e na Pesquisa em Português Como Língua Materna e Não Materna

Martins, Alexandre Ferreira ; Yonaha, Tábata Quintana

Resumo:

O ensino de Português como Língua Não Materna (PLNM) na contemporaneidade brasileira tem passado por um processode institucionalização cuja principal influência reside em uma significativa mudança epistemológica no cenário da Linguística Aplicada (LA) no país e, também, em políticas linguísticas governamentais que a refletiam. De um lado, tais políticas diziam respeito à língua portuguesa em si e ao seu ensino como língua materna de grande parte da população do país; de outro lado, contemplavam políticas mais específicas, que incidiram sobre o lugar do PLNM. Os estudos desenvolvidos em LA entre os anos 1990 e 2000 tiveram considerável impacto na área de PLNM no país, especialmente pelas releituras de obras do Círculo de Bakhtin, que mudaram parte da reflexão sobre língua em uso, a partir de uma perspectiva discursiva-dialógica de ensino-aprendizagem. Isso representou um novo olhar sobre o ensino de línguas, até então fortemente influenciado pela chamada Abordagem Comunicativa.

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Língua portuguesa, Português, ensino de português

DOI: 10.5151/9786555502459-13

Como citar:

MARTINS, Alexandre Ferreira; YONAHA, Tábata Quintana; "Posfácio: Língua em Uso e Reflexão Linguística no Ensino e na Pesquisa em Português Como Língua Materna e Não Materna", p. 219-222. Ensino de português: predicar em (con)texto. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502459, DOI 10.5151/9786555502459-13