Estranhos estrangeiros vistos pelo cinema

Kohatsu, Lineu Norio ; Cislinschi, Rafael

Resumo:

As imagens técnicas serviram tanto à ciência quanto ao espetáculo. Como instrumento científico, tais imagens prometiam à humanidade o desencantamento do mundo e a realização definitiva do espírito do tempo, obcecado pela busca da objetividade, da imparcialidade e da obtenção da prova irrefutável contida no signo indiciário. No entanto, mais do que a realidade do objeto dissecado, o dispositivo da caixa preta revelou também o olhar etnocêntrico e racista do ocidente civilizado.

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Psicanálise, Psicologia, psicanálise e cinema

DOI: 10.5151/9786555502503-13

Referências bibliográficas
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Como citar:

KOHATSU, Lineu Norio; CISLINSCHI, Rafael; "Estranhos estrangeiros vistos pelo cinema", p. 195-210. Psicologia e cinema. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502503, DOI 10.5151/9786555502503-13