Estranhos estrangeiros vistos pelo cinema

Kohatsu, Lineu Norio; Cislinschi, Rafael;

Resumo:

As imagens técnicas serviram tanto à ciência quanto ao espetáculo. Como instrumento científico, tais imagens prometiam à humanidade o desencantamento do mundo e a realização definitiva do espírito do tempo, obcecado pela busca da objetividade, da imparcialidade e da obtenção da prova irrefutável contida no signo indiciário. No entanto, mais do que a realidade do objeto dissecado, o dispositivo da caixa preta revelou também o olhar etnocêntrico e racista do ocidente civilizado.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502503-13

Referências bibliográficas
  • BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In:  BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Obras Escolhidas v. 1. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994, p. 91-107.   CASTLES, Stephen; MILLER, Mark, J. La era de la migración. Movimientos internacionales de población en el mundo moderno. México: Universidad Autónoma de Zacatecas, 2004.   FREIRE, M. Relação, encontro e reciprocidade: algumas reflexões sobre a ética no cinema documentário contemporâneo. Revista Galáxia, v. 7, n. 14, p.13-28, dez. 2007. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1484/955. Acesso em: 02 fev. 2009.
Como citar:

KOHATSU, Lineu Norio; CISLINSCHI, Rafael; "Estranhos estrangeiros vistos pelo cinema", p. 195 -210. In: Psicologia e Cinema. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502503, DOI 10.5151/9786555502503-13