Retórica e Determinação dos Sentidos: As Perguntas da Escola e as Respostas da Vida

Ferreira, Luiz Antonio;

Resumo:

A dinâmica do existir se reveste de um constante interrogar sobre a natureza dos seres, sobre a essência das coisas, sobre a pertinência dos valores sociais. As respostas, por sua vez, se corporificam, sobretudo, pelas relações que o homem estabelece com seus pares. Pela dimensão simbólica da linguagem, descobrimos sentidos em nós mesmos, fixamos vínculos sociais, construímos nossas crenças, vasculhamos nossos desejos, mostramo-nos unificados pela condição do humano em nós e, em cada enunciado, revelamo-nos amplamente diferentes na singularidade do nosso falar e agir no espaço cultural. Observamos o mundo para descobrirmo-nos, experimentamos para assegurarmo-nos de verdades que criamos a partir do conhecimento que adquirimos. Somos, em essência, pesquisadores de nós mesmos a partir das experiências humanas.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501018-13

Referências bibliográficas
  • ASSUNÇÃO, Teodoro Rennó; FLORES-JUNIOR, Olimar; MARTINHO, Marcos. Ensaios de retórica antiga. Belo Horizonte: Tessitura, 2010. DEWEY, John. How we think, a restatement of the relation of reflective thinking to the educative process. Boston: D.C. Heath and Co., 1933. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Como citar:

FERREIRA, Luiz Antonio; "Retórica e Determinação dos Sentidos: As Perguntas da Escola e as Respostas da Vida ", p. 189 -204. In: O Suscitar das Paixões: A Retórica de Uma Vida. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501018, DOI 10.5151/9786555501018-13