Retórica e Determinação dos Sentidos: As Perguntas da Escola e as Respostas da Vida
Ferreira, Luiz Antonio;
Resumo:
A dinâmica do existir se reveste de um constante interrogar sobre a natureza dos seres, sobre a essência das coisas, sobre a pertinência dos valores sociais. As respostas, por sua vez, se corporificam, sobretudo, pelas relações que o homem estabelece com seus pares. Pela dimensão simbólica da linguagem, descobrimos sentidos em nós mesmos, fixamos vínculos sociais, construímos nossas crenças, vasculhamos nossos desejos, mostramo-nos unificados pela condição do humano em nós e, em cada enunciado, revelamo-nos amplamente diferentes na singularidade do nosso falar e agir no espaço cultural. Observamos o mundo para descobrirmo-nos, experimentamos para assegurarmo-nos de verdades que criamos a partir do conhecimento que adquirimos. Somos, em essência, pesquisadores de nós mesmos a partir das experiências humanas.
0:
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/9786555501018-13
Referências bibliográficas
-
ASSUNÇÃO, Teodoro Rennó; FLORES-JUNIOR, Olimar; MARTINHO, Marcos. Ensaios de retórica antiga. Belo Horizonte: Tessitura, 2010.
DEWEY, John. How we think, a restatement of the relation of reflective thinking to the educative process. Boston: D.C. Heath and Co., 1933.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Como citar:
FERREIRA, Luiz Antonio;
"Retórica e Determinação dos Sentidos: As Perguntas da Escola e as Respostas da Vida ",
p. 189 -204.
In:
O Suscitar das Paixões: A Retórica de Uma Vida.
São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501018,
DOI 10.5151/9786555501018-13