Retórica e Determinação dos Sentidos: As Perguntas da Escola e as Respostas da Vida
Ferreira, Luiz Antonio
Resumo:
A dinâmica do existir se reveste de um constante interrogar sobre a natureza dos seres, sobre a essência das coisas, sobre a pertinência dos valores sociais. As respostas, por sua vez, se corporificam, sobretudo, pelas relações que o homem estabelece com seus pares. Pela dimensão simbólica da linguagem, descobrimos sentidos em nós mesmos, fixamos vínculos sociais, construímos nossas crenças, vasculhamos nossos desejos, mostramo-nos unificados pela condição do humano em nós e, em cada enunciado, revelamo-nos amplamente diferentes na singularidade do nosso falar e agir no espaço cultural. Observamos o mundo para descobrirmo-nos, experimentamos para assegurarmo-nos de verdades que criamos a partir do conhecimento que adquirimos. Somos, em essência, pesquisadores de nós mesmos a partir das experiências humanas.
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DOI: 10.5151/9786555501018-13
Referências bibliográficas
- ASSUNÇÃO, Teodoro Rennó; FLORES-JUNIOR, Olimar; MARTINHO, Marcos. Ensaios de retórica antiga. Belo Horizonte: Tessitura, 2010.
- DEWEY, John. How we think, a restatement of the relation of reflective thinking to the educative process. Boston: D.C. Heath and Co., 1933.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Como citar:
FERREIRA, Luiz Antonio; "Retórica e Determinação dos Sentidos: As Perguntas da Escola e as Respostas da Vida ", p. 189-204. O suscitar das paixões: a retórica de uma vida. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501018, DOI 10.5151/9786555501018-13