Design de infográficos no contexto da educação de surdos: potencializando o resgate de conteúdos trabalhados em sala de aula

Scolari, Sergio; Krusser, Renata;

Resumo:

O Instituto Federal de Santa Catarina, no Campus Palhoça-Bilíngue (Libras-Português), atua na educação profissional de surdos. O campus converge esforços para efetivar uma proposta educacional bilíngue, tanto no ensino presencial como no ensino à distância. Com o desenvolvimento dos cursos ofertados pela instituição verifica-se que existe uma grande carência de materiais didáticos específicos para os alunos surdos e que esse problema, além de prejudicar o processo de ensino/aprendizagem, é fator de desestímulo ao estudante surdo. Apesar do bilinguismo, ao menos em sua dimensão linguística, ser regulamentado pelo Decreto 5626 de 2005, a educação bilíngue ainda enfrenta grandes desafios e não pode ser resumida à tradução simultânea de aulas ministradas em português. É necessário que os alunos surdos tenham acesso à materiais de estudo na sua primeira língua para aprofundarem os conhecimentos ou recuperarem momentos de ausência nas aulas. A visualidade, característica fundamental da cultura e identidade surdas (QUADROS, 2005), e a modalidade visual-espacial da língua de sinais brasileira (Libras), não são exploradas satisfatoriamente pelos materiais, que em sua maioria permanecem arraigados no tradicional paradigma do texto escrito em português. Para o surdo o português aparece com status de segunda língua e sua relação com ela, por motivos históricos, políticos, e sociais, muitas vezes é de negação. Como aponta Quadros (2005): “os surdos querem aprender na língua de sinais, ou seja, a língua de sinais é a privilegiada como língua de instrução”.

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DOI: 10.5151/9788580393040-13

Referências bibliográficas
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Como citar:

SCOLARI, Sergio; KRUSSER, Renata; "Design de infográficos no contexto da educação de surdos: potencializando o resgate de conteúdos trabalhados em sala de aula", p. 162 -174. In: Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393040, DOI 10.5151/9788580393040-13