Geração de Energia Elétrica por uma Torre Solar no Brasil: Sustentabilidade, Benefícios para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Social

Chicano, Bruna Crasnojan; Harari, Joseph;

Resumo:

A necessidade cada vez maior porenergia tem levado a uma busca crescente por novas maneiras de geração. NoBrasil, até há pouco tempo, essa busca parecia estar sob controle,principalmente devido à diversidade de sua matriz de oferta de energiaelétrica, preponderantemente constituída por energia de hidroelétricas etermelétricas. Embora apresente um baixíssimo índice de emissão de gasescausadores do efeito estufa (GEE), as usinas hidroelétricas causam grandeimpacto social e ambiental nas regiões onde são construídas. Grandes áreas sãoinundadas, causando danos quase sempre irreversíveis à fauna e à flora locais.Petróleo, carvão e gás natural são combustíveis fósseis caracteristicamenteimpactantes ao meio ambiente, ou seja, são não renováveis, são altamentepoluentes (o gás natural em menor grau), em especial no que tange às emissõesde GEE à atmosfera – tanto nos processos de exploração e produção quanto no quese refere ao consumo. Além da emissão de gases nocivos e causadores do efeitoestufa, a degradação ambiental já começa com sua coleta, na retirada dessematerial da natureza. Todas essas circunstâncias apontam para o fato de que,mais importante do que encontrar novas soluções para o problema energético, épreciso encontrar soluções sustentáveis e de longo prazo, que não prejudiquem omeio ambiente e seus ecossistemas e que ainda tragam possibilidade de avanço emprol de mais justiça social, econômica e ambiental. O objetivo deste trabalhofoi estudar e avaliar a possibilidade da inserção de uma nova maneira degeração de energia sustentável no Brasil que, além de não agredir o meioambiente, impulsiona enormemente o desenvolvimento social regional – trata-seda Torre Solar (usina termosolar). Essa alternativa de geração de energia éanalisada no escopo do desenvolvimento do Brasil sob a égide da transiçãoenergética e da correlata descarbonização da economia. Este trabalho éresultado de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em MeioAmbiente (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de SãoPaulo (IEEUSP).

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502671-12

Referências bibliográficas
  • ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas da Energia – Aspectos Institucionais. 2018. Brasília, Brasil. BABKIR ALI. Techno-economic optimization for the design of solar chimney power plants. 2017. Alberta, Canada. BEN – Balanço Energético Nacional 2018. 2018. MME/EPE – Ministério de Minas e Energia/Empresa de Pesquisa Energética. Rio de Janeiro, Brasil.
Como citar:

CHICANO, Bruna Crasnojan; HARARI, Joseph; "Geração de Energia Elétrica por uma Torre Solar no Brasil: Sustentabilidade, Benefícios para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Social", p. 237 -260. In: Estudos Socioambientais: Diversidade de Olhares. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502671, DOI 10.5151/9786555502671-12