Vigiando a Vigilância: um Modelo de Maturidade para Centros Inteligentes de Operações na Participação Democrática pelo Desenvolvimento Sustentável Urbano

Benites, Ana Jane; Simões, André Felipe;

Resumo:

As cidades inteligentes reiteram a promessa de dinamismo econômico e igualdade social às regiões em desenvolvimento, assim como as propostas de ICT4D (Information and Communication Technologies for Development) o fizeram nos anos 1980s e 1990s. Acumulando, ainda, o objetivo de favorecer a sustentabilidade, a qual é dependente da reflexividade, um resultado da democracia participativa e deliberativa, as tecnologias smart, ao contrário, podem tolher liberdades e incentivar regimes autoritários, em particular por meio de Centros Inteligentes de Operações (CIOs) que vigiam digitalmente as cidades. Neste contexto, o presente capítulo harmoniza abordagens metodológicas realistas e positivistas para estabelecer uma ontologia e etimologia de CIOs, examinando sua evolução histórica e, a partir dela, estruturando um referencial analítico de multicritério e qualitativo para verificar o nível de controle, integração e reflexividade em CIOs instalados em cidades pertencentes a diferentes cenários geopolíticos. Esses atributos são utilizados na construção de uma matriz de coeficientes correlacionais de Pearson demonstrando que, embora nos casos dos países ocidentais estudados os CIOs direcionem-se a graduações superiores de reflexividade, na consolidação dos perfis investigados há correlação direta apenas entre integração e controle, isto é, quanto maior a sofisticação tecnológica das plataformas inteligentes nos CIOs, maior a capacidade de manutenção da ordem frente a crises urbanas, em detrimento da democracia. Tais constatações podem ser aproveitadas, além de outros atores, por gestores públicos e lideranças dos CIOs de maneira a redirecionar, por meio de um modelo de maturidade, as estratégias de apropriação das tecnologias de cidades inteligentes a arranjos mais reflexivos, pavimentando caminhos para que as tecnologias smart finalmente materializem o desenvolvimento sustentável que a ICT4D das décadas anteriores não cumpriu.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501551-12

Referências bibliográficas
  • CUNHA, M. E. S.; ROSSETTI, R. J.; CAMPOS, P. Modelling smart cities through socio-technical systems. In: 2020 IEEE International Smart Cities Conference (ISC2). IEEE, 2020, p. 1-8. DALY, H. E.; FARLEY, J. Ecological economics: principles and applications. Island Press, 2004, 2011. DE BRUYN, S. M. Economic growth and the environment: an empirical analysis. Springer Science & Business Media, 2012. (Vol. 18)
Como citar:

BENITES, Ana Jane; SIMõES, André Felipe; "Vigiando a Vigilância: um Modelo de Maturidade para Centros Inteligentes de Operações na Participação Democrática pelo Desenvolvimento Sustentável Urbano", p. 223 -242. In: Agendas Locais e Globais da Sustentabilidade: Ciência, Tecnologia, Gestão e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501551, DOI 10.5151/9786555501551-12