A Impressão 3D e as Tecnologias Emergentes de Fabricação Digital: a (R)Evolução nos Processos de Ensino de Design, Engenharia e Manufatura

Facca, Claudia Alquezar; Fernandes, Adriana; Alves, Jorge Lino; Rangel, Bárbara; Barbosa, Ana Mae;

Resumo:

O presente artigo discute as relações entre as novas formas de pensar, criar, agir, fabricar e aprender, fruto da cultura do Movimento Maker e da Fabricação Digital, representados fundamentalmente pelas tecnologias de prototipagem digital e da impressão 3D, e aplicados no ensino da prática de projetos, por meio do PBL (Aprendizagem Baseada em Projetos) e a consequente (r)evolução que estão causando nos processos de design, engenharia e manufatura. A fim de exemplificar a versatilidade da tecnologia no processo de aprendizagem, são apresentados três projetos desenvolvidos por estudantes do programa de Mestrado em Design Industrial e de Produto (MDIP) na Universidade do Porto, em Portugal.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501421-12

Referências bibliográficas
  • ANDERSON, Chris. Makers: The New Industrial Revolution. Crown Business, 2012. 262 p. ASEE - American Society for Engineering Education. Envisioning the Future of the Maker Movement: Summit Report. Washington, DC. 2016. ISO / ASTM 52900-15. Standard Terminology for Additive Manufacturing –General Principles – Terminology. ASTM International, West Conshohocken, PA, 2015.
Como citar:

FACCA, Claudia Alquezar; FERNANDES, Adriana; ALVES, Jorge Lino; RANGEL, Bárbara; BARBOSA, Ana Mae; "A Impressão 3D e as Tecnologias Emergentes de Fabricação Digital: a (R)Evolução nos Processos de Ensino de Design, Engenharia e Manufatura", p. 275 -306. In: Design & Narrativas Criativas nos Processos de Prototipagem. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501421, DOI 10.5151/9786555501421-12