A Dimensão da Escrita na Escola

Ferreira, Luiz Antonio;

Resumo:

Uma pergunta secular revolve-se no interior de cada educador: como ensinar nossos alunos a escrever eficientemente? Ao longo do tempo, estudiosos se debatem para bem posicionar, em língua, os impulsos criativos ou a falta de inspiração dos educandos. Todos, porém, concordam que a escrita é um poderoso instrumento de demonstração do pensamento, um caminho para demarcação de identidades, uma válvula encantadora para ressaltar os sentimentos mais recônditos, demonstrar nossas crenças e imprimir verossimilhança ou verdades no discurso. Concordam, também, que escrever é um exercício profundo de humanidade, de esforço de interação e demonstração de nossa inequívoca capacidade de operar com a linguagem verbal.

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DOI: 10.5151/9786555501018-12

Referências bibliográficas
  • ARISTÓTELES. Retórica a Alexandre. Tradução Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2012. ARISTÓTELES. Arte retórica. Tradução Antonio Pinto de Carvalho. São Paulo, Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. BAZERMAN, Charles. Retórica da ação letrada. Tradução Adail Sobral, Ângela Dionísio, Judith Chamblis Hoffnagel, Pietra Acunha. São Paulo: Parábola, 2015.
Como citar:

FERREIRA, Luiz Antonio; "A Dimensão da Escrita na Escola ", p. 177 -188. In: O Suscitar das Paixões: A Retórica de Uma Vida. São Paulo: Blucher, 2021.
ISBN: 9786555501018, DOI 10.5151/9786555501018-12