Palavras-Tabu e Efeitos de Gênero na Leitura

Pinheiro, Bruno Felipe Marques; Menezes, Luara Carvalho Fontes; Freitag, Raquel Meister Ko.;

Resumo:

Desde os primeiros estudos na psicologia, a linguagem, os mitos e os costumes são vistos como manifestações da alma e nos oferecem material para ser analisado e compreendido na regularidade psicológica entre o pensamento individual e as relações sociais. Por sua vez, a língua, do ponto de vista cognitivo, apreende as experiências cotidianas dos falantes e as organiza no processamento mental; a língua, a todo momento, é negociada entre falantes/ouvintes nos contextos de uso. Essas representações, tanto individuais como mentais, decorrem dos modelos comportamentais e cognitivos: “as representações constituem-se em uma verdadeira preparação para a ação, não apenas porque guiam o comportamento,mas porque constroem e remodelam o ambiente” (Camino & Torres, 2011, p. 87).

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DOI: 10.5151/9786555060393-12

Como citar:

PINHEIRO, Bruno Felipe Marques; MENEZES, Luara Carvalho Fontes; FREITAG, Raquel Meister Ko.; "Palavras-Tabu e Efeitos de Gênero na Leitura", p. 247 -262. In: Processos Psicossociais de Exclusão Social. São Paulo: Blucher, 2020.
ISBN: 9786555060393, DOI 10.5151/9786555060393-12