O Ethos do Orador na Mídia Virtual: O Razoável e o Honesto Postos à Prova
Butieri, Kathrine; Mesquita, Ricardo Ugeda;
Resumo:
A retórica é capaz de resolver uma pendência, por meio da persuasão, nas sociedades civilizadas, sem necessitar da violência. A confrontação de discursos que precisam ser elaborados com muita engenhosidade e avaliados livremente pelo auditório é um recurso muito eficaz na arte de convencer. Ao buscar a persuasão, três grandes fatores da argumentação são necessários, de acordo com as lições aristotélicas: o ethos (caráter moral do orador), o pathos (forma pela qual o auditório recebe os argumentos do orador) e,por fim, o logos (a forma pela qual se expressam os argumentos).
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DOI: 10.5151/9788580394122-12
Referências bibliográficas
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AMOSSY, R. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008. ARISTÓTELES. Retórica. Tradução do original em grego de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2015. (Coleção Folha. Grandes nomes do pensamento, 1) CAMPOS, N. D. de. O estilo nos textos. São Paulo: Contexto, 2006.
Como citar:
BUTIERI, Kathrine; MESQUITA, Ricardo Ugeda;
"O Ethos do Orador na Mídia Virtual: O Razoável e o Honesto Postos à Prova",
p. 203 -218.
In:
Inteligência Retórica: O Ethos.
São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580394122,
DOI 10.5151/9788580394122-12