O Ethos do Orador na Mídia Virtual: O Razoável e o Honesto Postos à Prova

Butieri, Kathrine; Mesquita, Ricardo Ugeda;

Resumo:

A retórica é capaz de resolver uma pendência, por meio da persuasão, nas sociedades civilizadas, sem necessitar da violência. A confrontação de discursos que precisam ser elaborados com muita engenhosidade e avaliados livremente pelo auditório é um recurso muito eficaz na arte de convencer. Ao buscar a persuasão, três grandes fatores da argumentação são necessários, de acordo com as lições aristotélicas: o ethos (caráter moral do orador), o pathos (forma pela qual o auditório recebe os argumentos do orador) e,por fim, o logos (a forma pela qual se expressam os argumentos).

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580394122-12

Referências bibliográficas
  • AMOSSY, R. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008. ARISTÓTELES. Retórica. Tradução do original em grego de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2015. (Coleção Folha. Grandes nomes do pensamento, 1) CAMPOS, N. D. de. O estilo nos textos. São Paulo: Contexto, 2006.
Como citar:

BUTIERI, Kathrine; MESQUITA, Ricardo Ugeda; "O Ethos do Orador na Mídia Virtual: O Razoável e o Honesto Postos à Prova", p. 203 -218. In: Inteligência Retórica: O Ethos. São Paulo: Blucher, 2019.
ISBN: 9788580394122, DOI 10.5151/9788580394122-12