Biografismo e Retórica: a Escrita Biográfica no Ensino Superior
Santos, Éber José dos; Mattos, Tiago Ramos e;
Resumo:
Biografia é a apreciação da vida, e nossas vidas não são estáticas, tampouco o espaço biográfico. Trata-se nesse espaço de um eu-para-si que não é constitutivo da forma, mas da relação que cada um de nós tem com os outros, contemporâneos que participam conosco do nosso dia a dia e integram um grupo de pessoas que vivem o hoje. O meu hoje é seu hoje, do qual todos nós participamos. Na biografia de cada um de nós, busca-se a constituição de uma identidade e o encontro da identificação com valores sociais. A partir desse contexto e com enfoque na escola, levantamos o seguinte questionamento: por meio do princípio de alteridade (interação entre o eu e o outro), quais os lugares retóricos3 que o aluno, orador-autor, utiliza para imprimir veracidade, convencimento e persuasão, quando escreve um texto biográfico?
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DOI: 10.5151/9788580393675-12
Referências bibliográficas
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BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 5 ed. São Paulo: Martins fontes, 2010. BAZERMAN, C. Retórica da ação letrada. Trad. Adail Sobral, Angela Dionisio, Judith Chambliss Hoffnagel, Pietra Acunha. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. FERREIRA, L. A. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto, 2010.
Como citar:
SANTOS, Éber José dos; MATTOS, Tiago Ramos e;
"Biografismo e Retórica: a Escrita Biográfica no Ensino Superior",
p. 177 -196.
In:
Retórica, Escrita e Autoria na Escola.
São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393675,
DOI 10.5151/9788580393675-12