O Ethos discursivo na Constituência Lítero-musical da Moda de Viola Milagre da Vela
Ferreira, Cristiane da Silva
Resumo:
Neste capítulo, concebemos o discurso da moda de viola, que converge com as práticas discursivas, sobretudo, do migrante rural, uma prática social, na medida em que revela as relações complexas nas quais o enunciador está inserido, ou seja, o seu posicionamento e sua identidade social. Propomos, então, explorar o ethos discursivo, um dispositivo de análise bastante produtivo que nos permite lançar um olhar singular ao discurso de moda viola Milagre da vela, produzido em 1959. Considerando a dimensão intersemiótica do ethos discursivo, fundamentamo-nos nos estudos de Maingueneau (2011) e na Semiótica da Canção, desenvolvida por Tatit (2003, 2012), para responder à seguinte pergunta: em que medida o ethos discursivo, apreendido em sua dimensão intersemiótica, que compreende o componente linguístico e melódico, explicita na cenografia e no
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DOI: 10.5151/9788580393668-12
Referências bibliográficas
- CORRÊA, Roberto. A arte de pontear viola. 2.ed. Brasília: Edição do autor, 2000. COSTA, Nelson Barros da. Música popular, linguagem e sociedade:
- analisando o discurso literomusical brasileiro. Curitiba: Apris, 2011. FERREIRA, Cristiane da Silva. Ethos discursivo na constituência lítero-musical da moda de viola. São Paulo, SP. 2015. 257 f. (Doutorado em Língua Portuguesa) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Como citar:
FERREIRA, Cristiane da Silva; "O Ethos discursivo na Constituência Lítero-musical da Moda de Viola Milagre da Vela ", p. 321-347. Discurso e Cultura. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393668, DOI 10.5151/9788580393668-12