Metodologias Inovadoras: Um Estudo sobre Aprendizagem Aberta e Colaborativa na Educação em Rede

Rosa, Luziana Quadros da; Spanhol, Fernando José; Souza, Márcio Vieira de ;

Resumo:

A Educação em Rede possui uma dimensão emancipadora como visto em Gomez (2004), considerando a mediação pedagógica e a participação dos atores sociais em um processo cultural, na qual as tecnologias digitais fazem parte. Para tanto, Recuero (2009) aponta a necessidade de identificar esses atores, que são representados pelos nós da rede, bem como é indispensável reconhecer suas conexões, nos processos de interação. Para Nunes, Rosa, Souza e Spanhol (2016) o conceito de Educação em Rede fundamentado por Gomez sinaliza a importância de se discutir o uso das tecnologias pelos educadores na elaboração de projetos pedagógicos que considerem os estudantes protagonistas, sujeitos ativos e participantes dessa proposta.

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DOI: 10.5151/9788580393224-12

Referências bibliográficas
  • Adams Becker, S. Cummins, M., Davis, A, Freeman, A. Hall Giesinger, C., & Anantharayanan, V. (2017). NMC Horizon Report: 2017 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, p. 60. Alvarez, M. P. (2014). Possibilities for Regional Development. In: Fernández, M. I (Editor). Augmented Virtual Realities for Social Development: Experiences between Europe and Latin America. 1. ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Universidad de Belgrano. 2014.p. 72-77.
Como citar:

ROSA, Luziana Quadros da; SPANHOL, Fernando José; SOUZA, Márcio Vieira de ; "Metodologias Inovadoras: Um Estudo sobre Aprendizagem Aberta e Colaborativa na Educação em Rede", p. 187 -200. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393224, DOI 10.5151/9788580393224-12