Orientação à queixa escolar: uma modalidade de atendimento psicológico atenta à dimensão social dos seres humanos

Souza, Beatriz de Paula;

Resumo:

Muitos são os psicólogos insatisfeitos com práticas psicológicas alienadas e alienantes, que predominam no que tange às dificuldades e sofrimentos no processo de escolarização e buscam alternativas que caminhem em uma direção emancipadora dos envolvidos na situação de queixa escolar. No entanto, passar da desconstrução à invenção não é tarefa fácil. A Orientação à Queixa Escolar desenvolve-se há quase vinte anos no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), com o objetivo de construir uma possibilidade de atendimento psicológico a queixas escolares que trilhe tal caminho. Em 1998, necessidades surgidas a partir do desenvolvimento de concepções e trabalhos do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (SePE) fizeram nascer esta prática coerente com concepções e princípios que o habitavam. Um dos trabalhos oferecidos por psicólogos deste Serviço, já neste período, era o apoio e interlocução com equipes de profissionais de Saúde Mental de Secretarias de Saúde, que o procuravam a partir da percepção da necessidade de integrar conhecimentos teórico-práticos advindos da Psicologia escolar. 

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DOI: 10.5151/9788580392906-12

Referências bibliográficas
  • Angelucci, C.B., & Souza, B.P. (2010). Apresentação. In CRP-SP, GIQE. Medicalização de Crianças e Adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo. Carraher, T.N., Carraher, D.W., & Schielemann, A.D. (1982). Na vida dez, na escola zero. Revista Cadernos de Pesquisa, 42, 79-86. Conselho Federal de Psicologia. (2014). Código de Ética Profissional do Psicólogo. Recuperado em 31 julho, 2015, de http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Co%CC%81digo-de-%C3%89tica.pdf.
Como citar:

SOUZA, Beatriz de Paula; "Orientação à queixa escolar: uma modalidade de atendimento psicológico atenta à dimensão social dos seres humanos", p. 173 -190. In: Concepções e proposições em Psicologia e Educação. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392906, DOI 10.5151/9788580392906-12