Inovação social e ecodesign como estratégia e prática no design de moda

Mota, Larissa Fernanda de Barros ; SILVA, Tamires Maria de Lima ; Júnior, José Adilson da Silva

Resumo:

Este artigo propõe uma reflexão sobre o design de moda comoimpulsionador de

princípios sustentáveis por meio da inovação social eestratégias relacionadas

ao conceito da ecoinovação. Nessa perspectiva, apresentam-seas principais

definições sobre ecodesign, design de moda e inovaçãosocial, com dois cases

focados em ações ecologicamente corretas: as marcas ProgettoQuid e Insecta

Shoes. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental,optou-se pelo método

de estudo de caso com foco nas ações pertinentes a cases quese utilizam dos

critérios acima descritos, na justificativa de fomentar taisideias para que elas

possam ser reproduzidas em empresas de outros segmentos.

Palavras-chave: Design de Moda; Inovação Social; Ecodesign;Sustentabilidade.

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design, inovação Social

DOI: 10.5151/9788580392647-12

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Como citar:

MOTA, Larissa Fernanda de Barros; SILVA, Tamires Maria de Lima; JÚNIOR, José Adilson da Silva; "Inovação social e ecodesign como estratégia e prática no design de moda", p. 221-238. Design e Inovação Social - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392647, DOI 10.5151/9788580392647-12