Propósito Comunicativo e a Importância para a Formação da Competência Leitora: Uma Análise a partir da Avaliação do SAEPE

Cavalcante, Rosyelly de Araújo

Resumo:

Nas seções seguintes apresentamos o eixo leitura, um dos eixos norteadores do ensino de Língua Portuguesa e o eixo central avaliado no SAEPE, traçamos um panorama da avaliação do SAEPE, analisamos o Campo Temático II6 e o Descritor 13 da Matriz de Referência do SAEPE, revisitamos o conceito de propósito comunicativo proposto por Swales (1990), analisamos o corpus estabelecendo uma relação com o conceito de propósito comunicativo e a importância para a identificação da função social do texto e a formação do leitor.

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Língua portuguesa, Português, Ensino de Línguas, ensino de língua portuguesa, linguagem e línguas

DOI: 10.5151/9786555501995-11

Referências bibliográficas
  • PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. SAEPE – 2019/ Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAED. V. 1 (2019), Juiz de Fora – Anual Conteúdo: Revista do Professor – Língua Portuguesa.
  • SWALES, John M. Research genres: explorations and applications. New York: Cambridge University Press, 2004.
  • SWALES, John M. Genre analysis: English in academic and researching settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
Como citar:

CAVALCANTE, Rosyelly de Araújo; "Propósito Comunicativo e a Importância para a Formação da Competência Leitora: Uma Análise a partir da Avaliação do SAEPE", p. 241-258. Ensino de línguas: propostas e relatos de experiência. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501995, DOI 10.5151/9786555501995-11