Para Matar a Bola no Peito e Fazer um Golaço no Discurso: Predicador com Verbo (Semi-)Suporte

Figueira, Clarissa Fontenlos; Machado Vieira, Marcia dos Santos;

Resumo:

O capítulo expõe predicadores em uso dentro e fora dodomínio discursivo do futebol no Português do Brasil. Estão em foco expressõesem que um verbo suporte opera sobre um elemento não verbal formando, juntos, umpredicador complexo indicativo de uma jogada esportiva: “fazer uma defesa” e“marcar um gol”. Mapeamos (i) verbos que podem atuar nesse tipo de construçãode predicador complexo; (ii) exemplos do que podemos chamar de semissuporte apreencher o slot de verbo suporte da construção; (iii) como se configurageralmente o pareamento forma-função das expressões da amostra, se há chunks;(iv) como elas se realizam nos dois diferentes contextos; e (v) se há casos devariação, formas alternantes entre predicadores complexos, no slot verbal.Examinamos, com base na Linguística Funcional-Cognitiva, na Gramática deConstruções e numa perspectiva socioconstrucionista, 477 dados de expressõeslicenciadas por esse tipo de construção, coletados em textos sobre o futebol, e166 dados coletados em textos de contextos diversos e diferentes do mundo dofutebol. O predicador complexo (verbo-nominal) pode indicar um estado de coisasdinâmico ou não dinâmico, normalmente é (in)transitivo pessoal e, assim,seleciona um papel participante ou mais (sujeito, em geral, e tambémcomplemento preposicionado, em alguns exemplos), compatibiliza-se a umaconstrução de estrutura argumental para configurar uma proposição no discursofutebolístico e também fora desse domínio. Em ambos, é bastante acionado eenvolve frequentemente os verbos suportes fazer e dar e o semissuporte marcar.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501292-11

Referências bibliográficas
  • BORBA, Francisco S. Dicionário Gramatical de Verbos do Português Contemporâneo do Brasil. Araraquara-SP: Editora UNESP, 1991. BYBEE, Joan. Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. BYBEE, Joan; MODER, Carol Lynn. Chunking and changes in compositionality in context. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.
Como citar:

FIGUEIRA, Clarissa Fontenlos; MACHADO VIEIRA, Marcia dos Santos; "Para Matar a Bola no Peito e Fazer um Golaço no Discurso: Predicador com Verbo (Semi-)Suporte", p. 195 -224. In: Variação em Português e em Outras Línguas Românicas. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501292, DOI 10.5151/9786555501292-11