O Funcionamento Discursivo da Saúde no Ensino de Português para Refugiados

Rizental, Sabrina Sant’Anna; D’Olivo, Fernanda Moraes;

Resumo:

Este artigo propõe reflexões a partir da seguinte pergunta norteadora: o que é recortado como saúde para os refugiados e como o não conhecimento da língua os limita? Tais questões orientam nossas análises e, para realizar esse percurso, utilizamos recortes de quatro unidades didáticas destacadas de materiais que foram elaborados em diferentes estados do Brasil, num gesto de comparação entre esses diferentes materiais, relacionando-os aos efeitos de sentidos produzidos durante as aulas realizadas no curso de português para refugiados oferecido pela Cáritas RJ em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Fundamentando-nos na Análise de Discurso de base materialista (PÊCHEUX, 1975), cujo objetivo é compreender o funcionamento discursivo e seus efeitos de sentidos nas mais variadas condições de produção. Propomos reflexões sobre a forma como tais materiais mostram e significam a saúde no ensino da Língua Portuguesa do Brasil para refugiados.

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DOI: 10.5151/9786555501315-11

Referências bibliográficas
  • ADUS. Integrar é preciso! Disponível em: https://adus.org.br/. Acesso em: 19 jun. 2021. ARANTES, Poliana Coeli Costa (coord.). Entre nós: português com refugiados. Rio de Janeiro, RJ: Cartolina, 2018. BRASIL DE FATO. “Invisíveis em vida e em morte”: país não sabe quantos imigrantes morreram por covid. Publicado em: 17/10/2020. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/10/17/invisiveis-em-vida-e-em-morte-pais-nao-sabe-quantos-imigrantes-morreram-por-covid. Acesso em: 02 jul. 2021.
Como citar:

RIZENTAL, Sabrina Sant’Anna; D’OLIVO, Fernanda Moraes; "O Funcionamento Discursivo da Saúde no Ensino de Português para Refugiados", p. 197 -218. In: Variação e Ensino de Português no Mundo: Variation et Enseignement de Portugais Dans le Monde. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501315, DOI 10.5151/9786555501315-11