Blended Learning em um Curso de Desenho de Moda: combinação de metodologias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem

Dalpias, Jucélia Tramontin; Soratto, Rafaela Bett; Silva, Lilian Venâncio Nolla da; Ghisleri, Grasiela; Rosa, Luziana Quadros da;

Resumo:

O artigo aborda a metodologia de cursos mistos em um Curso de Desenho de Moda – desenvolvido na plataforma MOODLE, com estudantes egressos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Araranguá. Os alunos egressos possuem conhecimento no assunto, pois estudaram o Desenho de Moda na modalidade presencial. O objetivo geral do artigo pretende avaliar o curso misto, na adequação das modalidades de ensino a distância e presencial, verificando os impactos da utilização dessa metodologia que é denominada de blended learning. Segundo Chaves Filho (2006), curso misto é um termo utilizado que apresenta características diferenciadas, com variedade e combinação de métodos de aprendizagem, gerando interação e conhecimento.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393613-11

Referências bibliográficas
  • BARTOLOMÉ, A. Blended learning. Conceptos básicos. Píxel-Bit. Revista de Medios y Educación, Sevilla, v. 23, p. 7-20, 2004. Disponível em: . Acesso em: 2 ago. 2016. CASTRO, M. P. O Projeto Minerva e o desafio de ensinar matemática via rádio. 2007. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. CHAVES FILHO, H. et al. (Org.). Educação a distância em organizações públicas: mesaredonda de pesquisa-ação. 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2016.
Como citar:

DALPIAS, Jucélia Tramontin; SORATTO, Rafaela Bett; SILVA, Lilian Venâncio Nolla da; GHISLERI, Grasiela; ROSA, Luziana Quadros da; "Blended Learning em um Curso de Desenho de Moda: combinação de metodologias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem", p. 228 -242. In: EAD, PBL e o Desafio da Educação em Rede: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393613, DOI 10.5151/9788580393613-11