Blended Learning em um Curso de Desenho de Moda: combinação de metodologias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem
Dalpias, Jucélia Tramontin ; Soratto, Rafaela Bett ; Silva, Lilian Venâncio Nolla da ; Ghisleri, Grasiela ; Rosa, Luziana Quadros da
Resumo:
O artigo aborda a metodologia de cursos mistos em um Curso de Desenho de Moda – desenvolvido na plataforma MOODLE, com estudantes egressos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Araranguá. Os alunos egressos possuem conhecimento no assunto, pois estudaram o Desenho de Moda na modalidade presencial. O objetivo geral do artigo pretende avaliar o curso misto, na adequação das modalidades de ensino a distância e presencial, verificando os impactos da utilização dessa metodologia que é denominada de blended learning. Segundo Chaves Filho (2006), curso misto é um termo utilizado que apresenta características diferenciadas, com variedade e combinação de métodos de
42 downloads
DOI: 10.5151/9788580393613-11
Referências bibliográficas
- BARTOLOMÉ, A. Blended learning. Conceptos básicos. Píxel-Bit. Revista de Medios y Educación, Sevilla, v. 23, p. 7-20, 2004. Disponível em: <http://www.lmi.ub.es/personal/ bartolome/articuloshtml/04_blended_learning/documentacion /1_bartolome. pdf>. Acesso em: 2 ago. 2016. CASTRO, M. P. O Projeto Minerva e o desafio de ensinar matemática via rádio. 2007.
- Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. CHAVES FILHO, H. et al. (Org.). Educação a distância em organizações públicas: mesaredonda de pesquisa-ação. 2006. Disponível em: <http://repositorio.enap.gov.br/handle/ 1/376>. Acesso em: 15 ago. 2016.
Como citar:
DALPIAS, Jucélia Tramontin; SORATTO, Rafaela Bett; SILVA, Lilian Venâncio Nolla da; GHISLERI, Grasiela; ROSA, Luziana Quadros da; "Blended Learning em um Curso de Desenho de Moda: combinação de metodologias facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem", p. 228-242. EAD, PBL e o Desafio da Educação em Rede: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador: Metodologias Ativas e outras Práticas na Formação do Educador Coinvestigador. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393613, DOI 10.5151/9788580393613-11