Ensino da Produção de Artigo Acadêmico: uma Abordagem Sociorretórica

Magalhães, Ana Lúcia

Resumo:

A escrita acadêmica competente inclui um conjunto de habilidades e posicionamentos como planejamento, estabelecimento de metas, resolução de problemas e avaliação criteriosa. O maior desafio dos professores tem sido motivar os alunos, que tendem a considerar tal tipo de produção escolar como uma tarefa muito separada da realidade cotidiana de um tecnólogo2. Existem outros problemas como o plágio e a dificuldade de estruturar e desenvolver escrita mais complexa do que qualquer outra vivenciada anteriormente. Uma das soluções que pode contribuir para essa questão é o estudo de gêneros 

textuais, que fornece ferramentas para o ensino da produção acadêmica,
uma vez que o artigo acadêmico é, em si, um gênero textual.

49 downloads

DOI: 10.5151/9788580393675-11

Referências bibliográficas
  • de Janeiro, Ediouro, 2003 (trabalho original publicado em cerca de 320aC). BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006. BAZERMAN. C. Retórica da ação letrada. Trad. Adail Sobral et all. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. BHATIA, V. K. Analysing Genre: Language Use in Professional Settings. New York: Longman, 1993.
Como citar:

MAGALHÃES, Ana Lúcia; "Ensino da Produção de Artigo Acadêmico: uma Abordagem Sociorretórica", p. 158-176. Retórica, Escrita e Autoria na Escola. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393675, DOI 10.5151/9788580393675-11