Moodle como Ferramenta de Suporte a PBL em Rede: Uma Revisão Sistemática

Spanhol, Fernando José; Souza, Márcio Vieira de; Farias, Giovanni Ferreira de ; Farias, Nilda Maria de Medeiros Brito;

Resumo:

Aprendizado Baseado em Problemas, metodologia mais conhecida pela sua denominação em inglês Problem Based Learning (PBL), tem sua origem oriunda da Universidade McMaster, Canadá, no final dos anos 60 (Albanise & Michael, 1993). Trata-se de uma metodologia centrada no aluno, usada em praticamente todos os níveis educacionais, em que o ensinamento é baseado na solução de problemas efetivamente ou supostamente reais em que são empregados os conceitos a serem aprendidos pelos alunos, fazendo com que os mesmos desenvolvam as competências necessárias ao aprendizado (Leon & Onófrio, 2015).

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580393224-11

Referências bibliográficas
  • Albanese, M. & Mitchel, S. (1993). Problem-based learning: A review of literature on its outcomes and implementation issues. Academic Medicine, v. 68, p. 52-81. Al-Dous, K. & Samaka, M. (2015). The design and delivery of hybrid PBL sessions in Moodle. International Journal of Education and Information Technologies, v. 9, 2015, 105-114.
Como citar:

SPANHOL, Fernando José; SOUZA, Márcio Vieira de; FARIAS, Giovanni Ferreira de ; FARIAS, Nilda Maria de Medeiros Brito; "Moodle como Ferramenta de Suporte a PBL em Rede: Uma Revisão Sistemática", p. 171 -186. In: Educação Fora da Caixa: Tendências Internacionais e Perspectivas sobre a Inovação na Educação. São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393224, DOI 10.5151/9788580393224-11