O uso e a ordem dos clíticos na escrita de estudantes da cidade do Rio de Janeiro
Machado, Ana Carla Morito;
Resumo:
A questão da colocação pronominal e do uso dos pronomes continua, ao longo dos anos, inquietando profissionais da Língua Portuguesa em sala de aula no que tange ao estabelecimento de uma norma padrão e o uso cotidiano dos clíticos, na fala e na escrita. Os trabalhos relativos ao ensino de Língua Portuguesa e a seu emprego real tendem a mostrar as diferenças entre o uso e o que é proposto no chamado ensino de gramática. O presente artigo tem por objetivo principal apresentar resultados de um estudo (MACHADO, 2006) em que se observou o uso e a ordem dos clíticos pronominais no desempenho escrito de estudantes dos níveis Fundamental e Médio de Ensino, de modo a determinar, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, os fatores linguísticos e extralinguísticos que condicionam o uso da ênclise em redações escolares.
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DOI: 10.5151/9788580393088-11
Referências bibliográficas
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BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004 [1999]. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a Sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
Como citar:
MACHADO, Ana Carla Morito;
"O uso e a ordem dos clíticos na escrita de estudantes da cidade do Rio de Janeiro",
p. 167 -182.
In:
Uma História de Investigações sobre a Língua Portuguesa: Homenagem a Silvia Brandão.
São Paulo: Blucher, 2018.
ISBN: 9788580393088,
DOI 10.5151/9788580393088-11