Plantão institucional em tempos difíceis: uma prática psi no campo da educação
Machado, Adriana Marcondes ; Sayão, Yara
Resumo:
O Plantão Institucional é um dispositivo de atendimento voltado a equipes multiprofissionais, de psicólogos ou educadores que atuam em instituições públicas, nos campos
da Educação, Saúde e Assistência Social. Funciona nas dependências da USP e pertence às modalidades de atendimento direto ao público que o Instituto de Psicologia da USP disponibiliza no Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP). Foi criado em 1996 por Yara Sayão e Adriana Marcondes Machado, ambas psicólogas do Serviço de Psicologia Escolar, com diferentes experiências em pesquisa, atendimento direto e formação de psicólogos e educadores. A criação desse dispositivo se deu como uma resposta a depoimentos e pedidos de profissionais que participavam, na época, de cursos oferecidos pelo Serviço a professores da rede pública e que, em suas intervenções, apontavam peculiaridades vividas na escola em que trabalhavam que, muitas vezes, não cabiam nas discussões
gerais dos cursos.
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DOI: 10.5151/9788580392906-11
Referências bibliográficas
- Arendt, H. (2004) Responsabilidade e julgamento. São Paulo: Companhia da Letras. (1997). A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
- Guilhon Albuquerque, J. F. (1978). Metáforas da desordem: o contexto social da doença mental. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Lerner, A. B. C., Fonseca, P. F., Sayão, Y., & Machado, A. M. (2014). Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação. Revista Estilos da Clínica, 19(1), 199-208.
Como citar:
MACHADO, Adriana Marcondes; SAYÃO, Yara; "Plantão institucional em tempos difíceis: uma prática psi no campo da educação", p. 159-172. Concepções e proposições em Psicologia e Educação: A trajetória do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392906, DOI 10.5151/9788580392906-11