Processos colaborativos e identidade local: aplicando conceitos do design estratégico

BEZERRA, Pablo Felipe Marte; ARRUDA, Amilton José Vieira de; LOPES FILHO, Celso Hartkopf;

Resumo:

No presente artigo pretendemos estabelecer o debate sobre aimportância davalorização das economias regionais por meio dos seusprodutos locais, que devemser projetados e divulgados como expressões tangíveis de suaidentidade culturallocal. Dessa forma buscamos estabelecer uma reflexão sobre odesign estratégicocomo uma abordagem projetual para interpretação edisseminação dos valoresculturais intrínsecos às regiões no processo dedesenvolvimento de produtos locaise, consequentemente, de seus territórios. Assim, entendemosque a coapropriaçãodessa abordagem por uma comunidade pode desencadear adescoberta de novassoluções para velhos problemas e caminhos que possam levar aprocessos deinovação social.Palavras-chave: Desenvolvimento Regional; ProdutosRegionais; Place Branding;Inovação Social.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9788580392647-11

Referências bibliográficas
  • ADUNA. Sambazon: protecting açaí, protecting the Amazon. Aduna World, June 2016. Disponível em: https://aduna.com/blogs/aduna-world/118607428-sambazon-protectingacai- protecting-the-amazon. Acesso em: 15 set. 2016. AMA – American Marketing Association (2015). Marketing dictionary. American Marketing Association: https://www.ama.org/resources/pages/dictionary.aspx?dLetter=B. Acesso em: 18 out. 2015. ANDRADE, T. A. B. Estratégia de significado para a economia criativa: estudo de caso no Portomídia. Dissertação (Mestrado) - PPG-Design, UFPE. Recife, 2014. ANHOLT, S. How the world sees the world’s cities. In: The Anholt-GMI city brands index. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2006. ______. Branding places and nations. In: CLIFTON; SIMMONS (Org.). Brands and Branding. London: The Economist Newspaper, 2003. p. 213-226. BANCO MUNDIAL. Population Ranking Table. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2016. BONSIEPE, G. Identidade e contra-identidade no design. In: MORAIS, D. (Org.). Cadernos de estudos avançados: Identidade. Belo Horizonte: EdUEMG, 2010. BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei do Senado n. 375, de 2015. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Regional e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 29 jun. 2016. BUSINESS CALL TO ACTION. About BCtA. Business Call to Action, 2016. Disponível em: http:// www.businesscalltoaction.org/about-bcta. Acesso em: 28 out. 2016. CAMPELO, A. Receita de economia criativa com ingredientes locais. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2016. CANCLINI, N. G. Imaginários culturais da cidade: conhecimento / espetáculo / desconhecimento. In: TEIXEIRA, C. (Org.) A cultura pela cidade. São Paulo: Iluminuras; Itaú Cultural, 2008. CARDOSO, R. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2011. CHELALA, C.; FERNANDES, V. B. C. O arranjo produtivo local do açaí nos municípios de Macapá e Santana. In: AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA. Plano de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal – PDSA: estudos diagnósticos setoriais (2005-2008). Belém: Agência de Desenvolvimento da Amazônia; Universidade Federal do Pará; Organização dos Estados Americanos, 2006. CNBC. 8 steps to millions: The Big Idea with Donny Deutsch on CNBC. CNBC, 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bFdcNHzzk_k. Acesso em: 31 out. 2016. ECOCERT. Certificação de comércio justo. Ecocert, 2016. Disponível em: http://brazil.ecocert. com/certificacao-de-comercio-justo. Acesso em: 26 set. 2016. EXAME. A receita do milhão. Revista EXAME, 9 out. 2008. http://exame.abril.com.br/economia/ a-receita-do-milhao-m0044015/. Acesso em: 26 set. 2016. GLOBO. Empresa leva açaí da Amazônia para os Estados Unidos. G1, 20 fev. 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/como-sera/noticia/2016/02/empresa-leva-acai-da-amazonia-paraos- estados-unidos.html. Acesso em: 30 out. 2016. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. HANKINSON, G. Rethinking the Place Branding Construct. In: KAVARATZIS, M.; WARNABY, G.; ASHWORTH, G. J. (Org.). Rethinking Place Branding: Comprehensive Brand Development for Cities and Regions. New York: Springer, 2015. HILLER, M. Branding: a arte de construir marcas. São Paulo: Trevisan Editora, 2012. HOWKINS, J. The Creative Economy: How People Make Money from Ideas. New York: Berkley Books, 2013. KAVARATZIS, M. Cities and their brands: Lessons from corporate branding. Place Branding and Public Diplomacy, v. 5, p. 26-36, 2009. KOTLER, P. et al. Marketing de lugares: como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006. KRUCKEN, L. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009. MANZINI, E.; STASZOWSKI E. Introduction. In: MANZINI, E.; STASZOWSKI, E. Public and Collaborative - Exploring the Intersection of Design, Social Innovation and Public Policy. Library of Congress Cataloguing-in-Publication Data, DESIS Network, 2013. PAULMANN, R. Double Loop: Basiswissen Corporate Identity. Verlag Herrmann Schmidt Mainz, 2005. PLANETA SUSTENTÁVEL. A Amazônia que dá frutos. Planeta sustentável, 2010. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/ryan-black-negocio-milhoesdolares- alimentos-acai-estados-unidos-550480.shtml. Acesso em: 28 out. 2016. SAMBAZON. Relatório de execução do Plano Trianual de Execução do Fundo Fair Trade Sambazon (2014-2016) – PTERFTS, com informações sobre o SCI Sambazon. UN Global Compact, 2014. Disponível em: https://www.unglobalcompact.org/system/ attachments/cop_2015/141891/original/RELATORIO_DO_PTERFTS_SAMBAZON_2014. pdf?1424820607. Acesso em: 15 set. 2016. SAMBAZON. Sambazon brand bible. Sambazon, 2016. Disponível em: http://www.sambazon. com/. Acesso em: 15 set. 2016. SANDERS E. B.-N.; STAPPERS P. J. Co-creation and the new landscapes of design. CoDesign, v. 4, n. 1, p. 5-18, 2008. SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: EdUSP, 2006. SILVA, S. A. O PNDR e o planejamento regional brasileiro no início do século XXI. In: Política e planejamento no Brasil contemporâneo: texto para discussão. Rio de Janeiro: IPEA, 2015. SELECTION MAGAZINE. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2017. TEIXEIRA LOPES. A cidade e a cultura - Um estudo sobre práticas culturais urbanas. Tese (Doutorado) - Universidade do Porto. Porto, 1998. THE ECONOMIST. Triple bottom line. The Economist, Nov. 17th 2009. Disponível em: http:// www.economist.com/node/14301663. Acesso em: 28 out. 2016. THE GUARDIAN. How sustainability is embedded in Sambazon. The Guardian, Dec. 1st 2010. Disponível em: https://www.theguardian.com/sustainable-business/sustainability-sambazonembedded- certification-acai. Acesso em: 28 out. 2016. THE YOUNG FOUNDATION. Social innovation & investment. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2016. UNESCO. Creative Economy Report: Widening Local Development Pathways. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2016. VIEIRA, E. T.; SANTOS, M. J. Desenvolvimento econômico regional: uma revisão histórica e teórica. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 344-369, maio-ago, 2012.
Como citar:

BEZERRA, Pablo Felipe Marte; ARRUDA, Amilton José Vieira de; LOPES FILHO, Celso Hartkopf; "Processos colaborativos e identidade local: aplicando conceitos do design estratégico", p. 199 -220. In: Design e Inovação Social. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392647, DOI 10.5151/9788580392647-11