Processos colaborativos e identidade local: aplicando conceitos do design estratégico

Bezerra, Pablo Felipe Marte ; Arruda, Amilton José Vieira de ; LOPES FILHO, Celso Hartkopf

Resumo:

No presente artigo pretendemos estabelecer o debate sobre aimportância da

valorização das economias regionais por meio dos seusprodutos locais, que devem

ser projetados e divulgados como expressões tangíveis de suaidentidade cultural

local. Dessa forma buscamos estabelecer uma reflexão sobre odesign estratégico

como uma abordagem projetual para interpretação edisseminação dos valores

culturais intrínsecos às regiões no processo dedesenvolvimento de produtos locais

e, consequentemente, de seus territórios. Assim, entendemosque a coapropriação

dessa abordagem por uma comunidade pode desencadear adescoberta de novas

soluções para velhos problemas e caminhos que possam levar aprocessos de

inovação social.

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional; ProdutosRegionais; Place Branding;

Inovação Social.

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design, inovação Social

DOI: 10.5151/9788580392647-11

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Como citar:

BEZERRA, Pablo Felipe Marte; ARRUDA, Amilton José Vieira de; LOPES FILHO, Celso Hartkopf; "Processos colaborativos e identidade local: aplicando conceitos do design estratégico", p. 199-220. Design e Inovação Social - Vol. 2. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392647, DOI 10.5151/9788580392647-11