A imagem: unificação psicossocial por meio da experiência estética
Andriolo, Arley
Resumo:
Nas apresentações do Primeiro Simpósio Interno do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (IP/USP, 2015), além de reconhecer o hífen como questão, notou-se uma clara tendência à sua supressão. Supressão esta que não se apresenta diretamente como dissolução do psíquico no social, ou vice-versa, mas como uma intersecção dinâmica, uma mescla.
As atividades do Laboratório de Estudos em Psicologia da Arte (IP/USP) acompanham essa tendência devido aos fundamentos epistemológicos das pesquisas que investigam os problemas da arte, da estética e da imagem. A proposição fomentada por João Augusto Frayze-Pereira desde a fundação do laboratório implica uma perspectiva crítica às dicotomias do conhecimento, particularmente aquelas inscritas no pensamento fenomenológico: sujeito-objeto; indivíduo-sociedade; psíquico-social.
39 downloads
DOI: 10.5151/9788580392357-11
Referências bibliográficas
- ANDRIOLO, A. A política das imagens do inconsciente: psicologia social e iconologia
- crítica. Revista Eletrônica Memorandum: memória e história em psicologia,
- Minas Gerais, v. 26, p. 90-109, 2014.
- ANDRIOLO, A. A pintura é um traço de nossa relação histórica com o mundo.
- Revista Poiésis, Santa Catarina, v. 17, p. 77-90, 2011.
- ANDRIOLO, A. A recepção da exposição de arte incomum e a questão da duração
- dos julgamentos artísticos. Revista Visualidades, Goiás, v. 8, n. 2,
- p. 95-112, 2010.
- BAITELLO JR., N. A era da iconofagia: ensaios de comunicação e cultura. São
- Paulo: Hacker, 2005.
- BELTING, H. Image, medium, body: a new approach to iconology. Ghreb, [S. l.],
- v. 8, p. 5-31, 2006.
- BERLEANT, A. Sensibility and sense: the aesthetic transformation of the human
- world. Exeter (UK); Charlottesville (US): Imprint Academic, 2010.
- ______. The aesthetic field: a phenomenology of aesthetic experience. Christchurch,
- New Zealand: Cybereditions Corporation, 2000. Edição original: 1970.
- ______. The aesthetics of environment. Philadelphia: Temple University Press,
- 1992.
- BOSCO, A. Entre a essência e a construção. Dissertação de Mestrado. Instituto
- de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo: Universidade de São
- Paulo, 2009.
- BOURDIEU, P.; DARBEL, A. L’amour de l’art, les musées d’art européens et leur
- public. Paris: Ed. Minuit, 1966.
- BOURDIEU, P. Economia das trocas simbólicas. 3 ed. São Paulo: Perspectiva,
- 1992.
- ______. Éléments d’une théorie sociologique de la perception artistique. Revue
- Internationale des Sciences Sociales, [S. l.] v. 20, n. 4, p. 640-664, 1968.
- CASSIRER, E. An essay on man: an introduction to a philosophy of human culture.
- New Haven: Yale University Press, 1944.
- ______. The evolution of psychical distance as an aesthetic concept. Culture &
- Psychology, [S. l.], v. 8, p. 155-187, 2002.
- DIAS, D. et al. (Org.). Psicologia e fotografia. Porto Alegre: Quixote, 2009.
- DUFRENNE, M. Phénoménologie de l’expérience esthétique. Paris: PUF, 1953.
- (v. 1).
- FORRESTER, M. Psychology of the image. London: Routledge, 2000.
- FRANCASTEL, P. Pintura e sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1990. Edição
- original: 1951.
- FRAYZE-PEREIRA, J. A alteridade da arte: estética e psicologia. Psicologia USP,
- São Paulo, v. 5, n. 1-2, p. 35-60, 1994.
- ______. Olho d’Água: arte e loucura em exposição. São Paulo: Escuta, 1995.
- ______. A dimensão estética da experiência do outro. Pro-posições, Campinas, v. 15,
- n. 1, p. 19-26, 2004.
- ______. Arte, dor: inquietudes entre estética e psicanálise. São Paulo: Ateliê Editorial,
- 2006.
- GEIGER, M. Problemática da estética e a estética fenomenológica. Tradução N.
- Araújo. Salvador: Livraria Progresso, 1958.
- PROPP, V. Morphologie du conte. Paris: Editions du Seuil, 1970.
- PRZYBORSKI, A. & SLUNECKO, T. Learning to think iconically in the human
- and social sciences: iconic standards of understanding as a pivotal challenge
- for method development. Integrative Psychological & Behavioral Science,
- [S. l.], v. 46, n. 1, p. 39-56, 2012.
- SATO, L. Olhar, ser olhado, olhar-se: notas sobre o uso da fotografia na pesquisa
- em psicologia social do trabalho. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho,
- São Paulo, v. 12, n. 2, p. 217-225, 2009.
- SCHUTZ, A.; LUCKMANN, T. The structures of the life-world. London: Heinemann
- Ed. Books, 1974.
- STEFANOU, J. Études des paysages dans la carte postale: une iconologie experimental
- de l’image. Thèse de Doctorat d’Etat. Strasbourg: 1981.
- TITTONI, J. O fotografar, a poética e os detalhes. In: TITTONI, J.; ZANELLA, A.
- (Org.). Imagens no pesquisar: experimentações. Porto Alegre: Dom Quixote,
- 2011. p. 125-146.
- VERSTEGEN, I. Cognitive iconology: when and how psychology explains images.
- Amsterdam: Rodopi, 2014.
- WIESER, M.; SLUNECKO, T. Images of the invisible: an account of iconic media
- in the history of psychology. Theory and Psychology, [S. l], v. 23, p. 435-457,
- 2013.
- ZANELLA, A. Sobre olhos, olhares e seu processo de (re)produção. In: LENZI, L.
- et al (Org.). Imagem: intervenção e pesquisa. Florianópolis: Ed. UFSC/NUP/
- CED, 2006. p. 139-150.
- ______.; TITTONI, J. (Org.). Imagens no Pesquisar: experimentações. Porto Alegre:
- Dom Quixote, 2011.
Como citar:
ANDRIOLO, Arley; "A imagem: unificação psicossocial por meio da experiência estética", p. 151-166. A psicologia social e a questão do hífen - Vol. 1. São Paulo: Blucher, 2017.
ISBN: 9788580392357, DOI 10.5151/9788580392357-11