Acolhimento Afetivo para Promoção e Prevenção da Saúde Emocional Docente
Barros, Winnie Gomes da Silva ; Silva, Maria Fernanda Nogueira da ; Silva, Moniky Nathalia da
Resumo:
Em relação ao cuidado com a comunidade escolar, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS, 2020) alertou que as escolas deveriam disponibilizar profissionais de saúde e assistentes sociais para dar apoio aos alunos e funcionários que apresentassem sinais de estresse. Contudo, o sistema educacional não se preparou para acolher as dores, as angústias e os lutos vivenciados pela comunidade escolar. Então, cadê o cuidado emocional na comunidade escolar? Como estavam os professores, alunos e demais colaboradores? Como estava a relação dos professores e alunos, após um longo período no ensino remoto? Como criar espaços de acolhimento ao professor? Essas foram algumas inquietações do Grupo de Trabalho (GT6), Aspectos Psicopedagógicos no Ensino de Línguas e Letras. Nesse sentido, a proposta da oficina teve como objetivo desenvolver um espaço de acolhimento para a promoção e prevenção em saúde mental e bem-estar dos professores. O GT6 escolheu a subjetividade dos professores para dar visibilidade à presença do sujeito, do sujeito de ordem afetiva e não apenas de ordem do cognitiva (KUPFER, 2003).
36 downloads
DOI: 10.5151/9786555501995-10
Referências bibliográficas
- SANAR SAÚDE. Linha do tempo do Coronavírus no Brasil. 19 de março. 2020. Disponível em: https://www.sanarmed.com/linha-do-tempo-do-coronavirus-no-brasil. Acesso em: 05 fev. 2020.
- SOUZA, Katia Reis de et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde [online]. v. 19, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309. Acesso: 20 jan. 2022.
- TOZZI, Elisa. Produtividade tóxica: atitude prejudica a saúde e a qualidade do trabalho. VocêRH, 11 de agosto. 2021. Disponível em: https://vocerh.abril.com.br/
- politicasepraticas/produtividade-toxica-atitude-prejudica-a-saude-e-a-qualidade-do-trabalho/. Acesso em: 04 fev. 2022.
Como citar:
BARROS, Winnie Gomes da Silva; SILVA, Maria Fernanda Nogueira da; SILVA, Moniky Nathalia da; "Acolhimento Afetivo para Promoção e Prevenção da Saúde Emocional Docente", p. 225-240. Ensino de línguas: propostas e relatos de experiência. São Paulo: Blucher, 2023.
ISBN: 9786555501995, DOI 10.5151/9786555501995-10