Estratégias Persuasivas de Influenciadores Digitais no Exercício da Inventio

Carvalho, Maytê;

Resumo:

O termo influenciador digital é recente. Trata-se de uma atividade condicionada ao século XXI, momento no qual segmentos econômicos passaram por profundas transformações devido ao desenvolvimento das novas tecnologias de informação (KARHAWI, 2017). Novos formatos de comunicação emergiram em meio às diversas plataformas digitais, possibilitando novas interações entre o comunicador e o público. As rígidas fronteiras que delimitavam as posições dos emissores e dos receptores, vigentes em veículos como a televisão e o rádio – ambos, no entanto, proporcionavam e seguem proporcionando certo grau de interação com o público, embora bastante limitado –, foram flexibilizadas. O segmento da comunicação, por conseguinte, diversificou-se, abrindo oportunidades para novos empreendimentos, novas alternativas de negócios e, também, conteúdos diversos para as pessoas.

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DOI: 10.5151/9786555502251-10

Referências bibliográficas
  • PRIMO, A.; MATOS, L.; MONTEIRO, M. Dimensões para o Estudo dos Influenciadores Digitais. Salvador: Edufba, 2021. REBOUL, O. Introdução à Retórica. Tradução: Ivone Castilho Benedetti. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. SILVA, C. R. M. da; TESSAROLO, F. M. Influenciadores digitais e as Redes sociais enquanto plataformas de mídia. XXXIX Congresso de Ciências da Comunicação, São Paulo, 2016.
Como citar:

CARVALHO, Maytê; "Estratégias Persuasivas de Influenciadores Digitais no Exercício da Inventio ", p. 139 -148. In: Sistema Retórico: Inventio. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502251, DOI 10.5151/9786555502251-10