Intensificamos Horrores… E a Escola Pode Mostrar Isso!

Nunes, Letícia Freitas

Resumo:

Neste trabalho, inserido nos debates sobre intensificação de predicadores verbais, ilustraremos brevemente a diversidade de construções com estatuto adverbial das quais os falantes do português brasileiro lançam mão para intensificar em seus discursos. Nas análises mais detalhadas, enfocaremos, especificamente, construções do tipo [V+horrores]

35 downloads

Língua portuguesa, Português, ensino de português

DOI: 10.5151/9786555502459-10

Referências bibliográficas
  • SILVA, J. R. Intensificação do verbo e mudança construcional. SOLETRAS online, n. 37, jan.-jun., 2019. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/ view/37914. Acesso em: 5 mar. 2022.
  • TILIO, R. Uma pedagogia de letramento sociointeracional crítico como proposta para o ensino de línguas na contemporaneidade por meio de uma abordagem temática. In: FINARDI, K.; SCHERRE, M.; VIDON, L. (orgs.). Língua, discurso e política: Desafios contemporâneos. Campinas: Pontes, 2019, p. 187-210.
  • VIEIRA, S. R.; MACHADO VIEIRA, M. dos S. A expressão de grau: para além da morfologia In: Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, n. 34, p. 63-83, 2008.
Como citar:

NUNES, Letícia Freitas; "Intensificamos Horrores… E a Escola Pode Mostrar Isso!", p. 179-190. Ensino de português: predicar em (con)texto. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502459, DOI 10.5151/9786555502459-10