Acesso à Água em Ilhabela (Brasil): A (Re)Produção de um Conflito

Tadeu, Natalia Dias; Sinigalli, Paulo Antônio de Almeida;

Resumo:

Este artigo, elaborado a partirde alguns resultados da tese da primeira autora, que foi defendida em 2019 noPROCAM-USP, realiza uma análise do conflito por acesso à água que ocorre nasub-bacia hidrográfica dos rios São Sebastião/Frade, Ilhabela (SP/Brasil) apartir do marco teórico e analítico de ciclos hidrossociais. O conflito ocorreem uma sub-bacia que apresenta relativa alta disponibilidade hídrica (quali equantitativa); no entanto, parte da população foi afetada pela falta de água em2012. Esse conflito socioambiental envolve uma comunidade local e um condomíniode casas de segunda residência de alto padrão (casas de veraneio) que disputamo uso da água em uma região não atendida pela companhia de saneamentoresponsável, a Sabesp. A partir da abordagem de ciclos hidrossociais, propõe-sea aprofundar a discussão sobre as relações de poder envolvidas nos processossociopolíticos e econômicos, que transformam e são transformados pela água, emuma relação dialética. Conclui-se que a disponibilidade hídrica reduzida foiimportante, porém não foi a única responsável pelo conflito observado. Osatores locais e do Litoral Norte realizaram articulações para viabilizarpropostas alternativas (tecnológicas e políticas), que fortaleceriam o nívellocal. No entanto os atores estaduais também implementaram medidas quereestruturaram as relações hierárquicas entre os níveis estadual e municipalpara manter a influência estadual no processo de decisão sobre o saneamento(com foco em água e esgotamento sanitário). Por fim, este artigo aponta que aabordagem possibilitou considerar diferentes dimensões da água na análise, deforma a ampliar a compreensão sobre as relações constitutivas do conflito.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555502671-10

Referências bibliográficas
  • ALVES, A. C. Saneamento básico: a obscuridade jurídica e suas razões. Revista Sanear, Brasília, n. 3, 2008. ANA – Agência Nacional de Águas (Brasil). Conjuntura dos recursos hídricos: informe 2015/Agência Nacional de Águas. Brasília: ANA, 2015. AQUINO, M. B. Desenvolvimento sustentável em cidades de pequeno porte: Ilhabela, um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2011.
Como citar:

TADEU, Natalia Dias; SINIGALLI, Paulo Antônio de Almeida; "Acesso à Água em Ilhabela (Brasil): A (Re)Produção de um Conflito", p. 195 -212. In: Estudos Socioambientais: Diversidade de Olhares. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555502671, DOI 10.5151/9786555502671-10