Panorama da Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos no Município de Diadema (SP)

Viesba, Letícia Moreira; Candiani, Giovano; Bitencourt, Ana Luisa Vietti;

Resumo:

O objetivo deste capítulo é apresentar um panorama da gestão dos resíduos sólidos urbanos no município de Diadema-SP, na região do ABC, tomando-se em consideração suas políticas públicas e os procedimentos de manejo já existentes, bem como as perspectivas. Foram utilizadas informações obtidas por meio de pesquisas desenvolvidas pelos IBGE, SNIS e ABRELPE, além de dados coletados junto ao departamento de limpeza urbana da prefeitura do município de Diadema. Atualmente, o município de Diadema coleta, aproximadamente, 308 toneladas de resíduos por dia, ora destinados a um aterro sanitário na região do ABC. O grande desafio da gestão dos resíduos no município é ampliar o índice de reciclagem, que hoje representa cerca de 1,4% do total desses resíduos. Destaca-se, ainda, a presença de 348 pontos de descarte irregular de resíduos no município, fato que tem demandado da prefeitura de Diadema a criação de programas e políticas públicas focalizados na recuperação e na revitalização destes mesmos pontos. Em si, a gestão de resíduos nas cidades requer cada vez mais recursos financeiros e infraestruturas complexas. No caso do município de Diadema, além das ações que já se encontram em andamento, são necessários a adoção de programas de incentivo à valorização dos resíduos orgânicos, maiores investimentos nas cooperativas de coleta seletiva e reciclagem, o aperfeiçoamento de um programa de educação ambiental e a implementação do projeto de recuperação ambiental do Lixão do Alvarenga.

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501551-10

Referências bibliográficas
  • ASSIS, A. H. C. Análise ambiental e gestão de resíduos. Curitiba: InterSaberes, 2020. BARROS, R. M. Tratamento sobre resíduos sólidos: gestão, uso e sustentabilidade. Rio de Janeiro: Interciência; Minas Gerais: Acta, 2013. BARROS, R. T. V. Elementos de gestão de resíduos sólidos. Belo Horizonte: Tessitura, 2012.
Como citar:

VIESBA, Letícia Moreira; CANDIANI, Giovano; BITENCOURT, Ana Luisa Vietti; "Panorama da Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos no Município de Diadema (SP)", p. 183 -198. In: Agendas Locais e Globais da Sustentabilidade: Ciência, Tecnologia, Gestão e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501551, DOI 10.5151/9786555501551-10