Projeta – uma Solução Gamificada para o Gerenciamento de Conflitos em Ambiente de Projeto

Pizarro, Carolina Vaitiekunas; Landim, Paula da Cruz;

Resumo:

A prática Design e de outras profissões desenvolvida no cenário dinâmico da atualidade exige destes profissionais, além de competências técnicas, o aprimoramento constante de habilidades de relacionamento interpessoal. Ao projetar, o ambiente de ação envolve o estabelecimento de relações interpessoais as quais sofrem influência de múltiplos fatores tais como posturas pessoais, crenças, objetivos e repertórios variados, o que com frequência resultam em embates com potencial para o surgimento de conflitos. Assim, sendo o conflito considerado parte integrante de atividades desenvolvidas de maneira coletiva, a pesquisa aqui apresentada teve como objetivo elaborar e avaliar a proposta de um recurso metodológico no formato de jogo que previsse em sua execução a inserção planejada de pontos de pressão nas atividades de projeto com potencial para gerar conflitos, visando seu gerenciamento por parte dos discentes com a colaboração do professor como mediador. Denominado Projeta, o jogo foi submetido a um experimento junto a dois grupos discentes de um curso de Design, ocasião em que os dois grupos desenvolveram dois projetos de design – um deles com o uso do recurso e outro não. A análise dos dados coletados compreendeu a análise de conteúdo dos diálogos dos participantes; a análise estatística dos questionários por eles respondidos; a análise de conteúdo das discussões realizadas em formato de grupo focal com ambos os grupos e a análise de conteúdo do parecer do especialista, no caso o docente responsável pela disciplina. Com base nos resultados da pesquisa, foi possível verificar que o jogo Projeta impactou positivamente na formação e também no resultado do projeto produzido com o uso do recurso. 

0:

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/9786555501421-10

Referências bibliográficas
  • ALCOFORADO, M.G. Metodologia de design mediada por protótipos. 2014. 486 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-graduação em Design, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Bauru, 2014. BAPTISTA, M. N.; CAMPOS, D. C. Metodologia de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. 296 p. Rio de Janeiro: LTC, 2007. BEST, K. Fundamentos de Gestão do Design. Porto Alegre: Bookman, 2012.
Como citar:

PIZARRO, Carolina Vaitiekunas; LANDIM, Paula da Cruz; "Projeta – uma Solução Gamificada para o Gerenciamento de Conflitos em Ambiente de Projeto", p. 229 -250. In: Design & Narrativas Criativas nos Processos de Prototipagem. São Paulo: Blucher, 2022.
ISBN: 9786555501421, DOI 10.5151/9786555501421-10